Úlcera Gástrica – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Dr. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Cura Natural

Úlcera Gástrica – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos
4.8 (96.54%) 52 vote[s]

Úlcera Gástrica – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que muitos ignoram. Além disso, a úlcera gástrica, também conhecida como úlcera péptica ou úlcera no estômago, é uma ferida que se forma no tecido que reveste o estômago, causada por diversos fatores, como má alimentação ou infecção pela bactéria H. Pylori, por exemplo.

Úlcera Gástrica apresenta como sintoma a dor de estômago, náuseas e vômitos, especialmente após comer, apesar de também poder não apresentar sintomas por muito tempo. Normalmente, a presença de uma úlcera não é uma situação muito grave, devendo ser tratada com medicamentos antiácidos, que evitam que o suco gástrico presente no estômago torne a ferida ainda maior.,

Quais as Causas da Úlcera Gástrica:

Normalmente, os revestimentos do estômago e do intestino delgado são protegidos contra os ácidos irritantes produzidos dentro do estômago. Se o revestimento protetor para de funcionar corretamente se rompe, isso resulta em uma inflamação (gastrite) ou uma úlcera. A maioria delas ocorre na primeira camada do revestimento interno.

A causa mais comum da Úlcera Gástrica é a infecção do estômago pela bactéria chamada Helicobacter pylori (H.pylori). A maioria das pessoas com úlceras pépticas tem essas bactérias vivendo em seus tratos gastrointestinais, mas não é porque alguém as tem presentes em seu organismo que elas vão, necessariamente, desenvolver úlceras.

Úlcera Gástrica também podem ser causada pelo uso excessivo de analgésicos, alguns medicamentos para tratar osteoporose e suplementos de potássio.

Quais os Sintomas da úlcera Gástrica:

Os sintomas da Úlcera Gástrica são:

  • Dor abdominal forte, em forama de pontada, que piora ao comer ou ao beber;
  • Dor em forma de queimação na “boca do estômago“;
  • Dor de cabeça;
  • Enjoo;
  • Vômito.

Sangramentos na parede do estômago, o que pode causar saída de sangue nas fezes, visível ou identificado no exame de pesquisa de sangue nas fezes.

É comum que os sintomas da Úlcera Gástrica se tornem piores após a alimentação, por isso, o apetite pode se tornar diminuído e causar perda de peso.

Também importante lembrar que, além da Úlcera Gástrica, pode-se formar uma úlcera duodenal, localizada na primeira porção do intestino, que costuma causar sintomas nos períodos em jejum ou durante a noite.

Fatores de Risco da Úlcera Gástrica:

Alguns fatores de risco aumentam as chances de uma pessoa vir a desenvolver Úlcera Gástrica Confira:

  • Consumo excessivo de álcool;
  • Uso regular e excessivo de medicamentos;
  • Fumo;
  • Estar tratando uma condição de saúde mais grave;
  • Tratamentos de radioterapia, comuns para a maioria dos tipos de câncer.

Tratamento Para Úlcera Gástrica:

O tratamento para Úlcera Gástrica é feito com o uso de remédios que diminuema a cidez do estômago, como antiácidos ou inibidores da acidez, como Omeprazol, Pantoprazol, Lansoprazol ou Esomeprazol, por exemplo.

Pode-se recorrer ainda a analgésicos, para controlar as dores, e a calmantes, para que o indivíduo fique mais relaxado, uma vez que o ácido gástrico é produzido em maior quantidade sob estresse. Para eliminar a H.Pylori, quando identificada no exame, recorre-se a antibióticos, como, por exemplo, a Amoxicilina e Claritromicina.

A alimentação para quem tem Úlcera Gástrica deve ser feita com frutas, legumes e verduras cozidos, grãos, laticínios light, pão, e carnes magras, devendo-se evitar alimentos muito quentes, bebidas alcoólicas, refrigerantes, sanduíches, fast food, frituras e doces em geral. Evite também alimentos que promovem a liberação do ácido gástrico, como café, chá preto, mate, condimentos, molhos picantes e frutas ácidas como caju, laranja, limão e abacaxi.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Valeria Carneiro

Dr. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *