Doenças e Tratamentos

Câncer de intestino – o que é, sintomas e tratamentos!

o que é câncer de intestino

O câncer de intestino é uma condição muito rara que afeta adultos mais velhos, embora possa acontecer em qualquer idade. Geralmente começa como pequenos aglomerados de células não cancerosas (benignas) chamadas pólipos, que se formam no interior do cólon. Com o tempo, alguns desses pólipos podem se transformar em câncer de cólon.

Além disso, a doença começa sempre como uma lesão benigna que vai evoluindo gradativamente até transformar-se num tumor maligno. Geralmente, são diagnosticados mais de 50 mil novos casos por ano no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do câncer.

Esse tipo de tumor é muito raro antes dos 40 anos, a não ser que haja uma tendência familiar muito forte. Suas principais causas são:

  • Excesso de ingestão de carne vermelha;
  • Genética.
o que é câncer de intestino
o que é câncer de intestino

O que é câncer de intestino?

É um câncer que começa no intestino grosso ( cólon ) ou na passagem para trás (reto). Além disso, ele também é conhecido como câncer colorretal. O câncer é quando as células anormais começam a se dividir e crescer de maneira descontrolada. As células podem crescer em tecidos ou órgãos circundantes e se espalhar para outras áreas do corpo.

Qual é o primeiro sinal de câncer?

Os sinais e sintomas do câncer de cólon incluem: Uma alteração persistente nos hábitos intestinais , incluindo diarreia ou constipação ou alteração na consistência das fezes. Além do sangramento retal ou sangue nas fezes. Desconforto abdominal persistente, como cãibras, gases ou dor.

Quais são os sintomas de câncer de intestino?

O câncer também pode surgir na primeira parte do intestino, conhecida como intestino delgado, provocando sintomas menos específicos como dor no abdômen, cansaço geral, anemia e perda de peso, não sendo fácil de identificar sem exames complementares, como tomografia computadorizada, requisitados pelo gastroenterologista.

Qual é o tratamentos para câncer de intestino?

Além disso, o tratamento para câncer pode ser feito com cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou imunoterapia, dependendo da localização, tamanho e desenvolvimento do tumor. No entanto, segundo um estudo feito na califórnia, o câncer do lado de esquerdo do intestino é mais fácil de ser curado e a esperança média de vida é maior. Porém, todos os tratamentos indicados podem ser feitos em qualquer caso de câncer para curar a doença.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

4 comentários

  • […] tratamento em caso de câncer deve ser cauteloso, devido aos indivíduos serem hipersensíveis a radioterapia e […]

  • […] Cisto folicular: forma-se quando não há ovulação ou quando o óvulo não sai do ovário durante o período fértil. Geralmente, não apresenta sintomas e não necessita de tratamento. Seu tamanho pode variar de 2,5cm à 10 cm e normalmente diminui de tamanho entre a 4 a 8 semanas, pois não é considerado câncer. […]

  • […] é necessário ir no proctologista e fazer uma colonoscopia, que é um exame que permite ver o intestino e remover os Pólipos Intestinais imediatamente. Então, confira sobre Pólipos Intestinais – O […]

  • […] de beber Água são principalmente manter a pele e cabelos saudáveis e ajudar a regular o intestino, diminuindo a prisão de […]

Deixe um comentário