Hemangioma – O que é, Causas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Hemangioma – O que é, Causas e Tratamentos
4.9 (97.5%) 8 vote[s]

Hemangioma – O que é, Causas e Tratamentos que devemos conhecer. Além disso, o Hemangioma é uma má-formação vascular, com caráter benigno, e que pode ocorrer em diferentes partes do corpo. Essa condição é caracterizada por um conjunto de vasos sanguíneos não prejudicial à saúde do indivíduo, porém pode causar um desconforto estético.

Hemangioma é mais comum de acontecer no pescoço, face, peito e costas de recém-nascidos e crianças, porém também pode surgir em outros lugares, como órgãos, músculos e ossos. Normalmente, o Hemangioma possui um crescimento durante todo o primeiro ano de vida da criança.

Tipos de Hemangioma:

Os principais tipos de Hemangioma incluem:

  • Hemangioma no Fígado: é um tipo de tumor benigno que surge no fígado e que não provoca sintomas, sendo detectado em exames de rotina.
  • Hemangioma Cavernoso: é uma malformação dos vasos sanguíneos que está presente na pele do bebê, mas também podem afetar músculos ou ossos. Evolui com o crescimento da criança e aumenta repentinamente quando ocorre alteração hormonal, pressão local ou traumatismo;
  • Hemangioma Capilar: está situado na camada superior da pele e, normalmente, desaparece após os 10 anos de idade;
  • Hemangioma na Coluna: é uma lesão benigna dos vasos sanguíneos que se localiza na coluna vertebral, e que não apresenta sintomas. Quando provoca dores nas costas pode ser recomendada cirurgia.
  • Hemangioma Plano: é observado na pele como manchas planas cor de vinho que, a partir dos 20 anos de idade, podem aumentar, formando nódulos que podem sangrar.

Causa da Hemangioma:

Normalmente o Hemangioma surge durante a formação do embrião, ainda antes do nascimento. Não se sabe ao certo o motivo, mas alguns estudos relacionam o problema a algumas proteínas produzidas pela placenta durante a gravidez.

As bolinhas vermelhas ou vinho podem aparecer em diversos órgãos, sendo mais comum na pele e no fígado.

Fatores de Risco:

Qualquer pessoa está sujeita aos Hemangiomas, mas alguns fatores de risco aumentam as chances de desenvolvê-los. Neste caso, alguns grupos de pessoas estão entre os que mais estão sujeitos ao surgimento do Hemangioma. São eles:

Diagnostico do Hemangioma:

Muitos Hemangioma superficiais podem ser diagnosticados clinicamente através de um exame físico direto, pela simples inspeção local. Nos mais profundos ou combinados, pode-se fazer o diagnóstico por meio de uma tomografia computadorizada ou de uma ressonância magnética, às vezes, realizadas por outros motivos, já que em muitas ocasiões eles são assintomáticos.

Frequentemente o Hemangioma esta associados com outras condições patológicas, geralmente raras, também genéticas ou congênitas. Nesses casos, outros exames podem ser necessários para diagnosticar essas patologias.

Tratamento do Hemangioma:

Não há como prevenir o Hemangioma, por isso, é importante que os pais mantenham acompanhamento médico assim que perceberem qualquer mancha ou bolinhas vermelhas no corpo do bebê. Como as manchas tendem a desaparecer com o tempo, na maioria dos casos basta o especialista acompanhar a evolução do quadro.

Porém, algumas lesões podem interferir na respiração da criança e também na alimentação. Nesse caso, o tratamento para Hemangioma é indicado de acordo com cada caso. Os mais comuns são a eletrocoagulação, excisão e sutura das lesões, criocirurgia ou laser.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *