Início » Doenças e Tratamentos » Zoonoses – o que é, causas, sintomas e tratamentos!

Zoonoses – o que é, causas, sintomas e tratamentos!

zoonoses

A zoonose é um termo da medicina que designa as doenças e infecções transmitidas para o homem através dos animais. É uma palavra de origem grega formada por “zoo”, que significa “animal” e “noso”, que significa “doença“. Além disso, elas são transmitidas pelos animais através de vírus, bactérias, fungos, protozoários e outros micro-organismos diversos.

As zoonoses são doenças típicas de animais que podem ser transmitidas aos seres humanos e vice-versa. Geralmente estas doenças são provocadas por parasitas hospedados em animais. Porém, as zoonoses também podem ser provocadas por micro-organismos como, por exemplo, vírus, bactérias e fungos.

zoonoses
zoonoses

O que causa zoonose?

Seja por contágio direto ou através de um fluido corporal (urina, saliva) ou de um intermediário, como é o caso dos mosquitos e outros insetos. As zoonoses são transmitidas pelos animais através de vírus, bactérias, fungos, protozoários e outros diversos microrganismos.

Além disso, também é possível contrair no consumo de alimentos de origem animal que não tenha os devidos controles sanitários ou ao ingerir frutas e legumes mau lavados.

Quais são as zoonoses mais comuns?

  • Toxoplasmose: transmitida principalmente pelos felinos que são hospedeiros definitivos do protozoário da doença;
  • Leptospirose: muito comum em época de chuvas porque é transmitida através do contato com a pele ou pela ingestão de alimentos contaminados com a bactéria;
  • Raiva: doença provocada por vírus e transmitida através da mordida de um animal contaminado;
  • Dengue: transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti);
  • Histoplasmose (os fungos presentes em fezes secas de passarinhos, pombos ou morcegos são causadores dessa doença).

Das diversas zoonoses existentes, não são tão comuns nos seres humanos como nos animais e muitas vezes os casos de pessoas infetadas não são relatados. Há outras que, de forma contrária, são menos comuns nos animais, no entanto são muito graves para a saúde humana, por exemplo, Brucelose, Hidatidose, Febre Q. Doenças como Raiva ou tuberculose bovina são igualmente graves para o animal e para o homem.

Como a tuberculose e brucelose bovina e bubalina e em animais produtores de leite são de notificação obrigatória por parte das entidades responsáveis (profissionais de saúde, por exemplo).

Quais são os animais transmissores?

Os principais animais que transmitem estas doenças aos homens são: cachorros, gatos, morcegos, ratos, aves e insetos.

Como evitar?

Pessoas que possuem animais domésticos devem levá-los constantemente ao veterinário com o objetivo de checar a existência de zoonoses. Estas pessoas também devem levar seus animais para tomar todas as vacinas necessárias. Não entrar em contato com animais doentes e evitar se expor em locais (matas, florestas, bosques) com grande presença de animais silvestres.

Qual é o tratamento:

O tratamento para zoonoses é feito por meio de antibióticos e hidratação do paciente, somente nos casos mais graves é realizada a internação. Para evitar o contágio, recomenda-se não deixar lixo e entulho acumulados, pois são importantes focos de atração de ratos. Além disso, deve-se evitar o contato direto com água ou lama de enchentes.

Dr. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

1 comentário

  • […] é uma doença infecciosa provocada pela bactéria Leptospira interrogans. É considerada uma zoonose e ocorre no mundo inteiro, exceto nas regiões polares. Há predominância por regiões pouco […]

Deixe um comentário