Doenças e Tratamentos

Beribéri – o que é, sintomas e tratamentos!

sintomas do beribéri em adultos e crianças

O beribéri é uma doença causada por uma deficiência de vitamina B-1, também conhecida como deficiência de tiamina. Existem dois tipos de doenças: beribéri úmida e beribéri seca. A beribéri úmido afeta o coração e o sistema circulatório. Em casos extremos.

A beribéri úmida pode causar insuficiência cardíaca. A beribéri seca danifica os nervos e pode levar à diminuição da força muscular e, eventualmente, à paralisia muscular. A doença pode ser fatal se não for tratado. Se você tem acesso a alimentos ricos em tiamina, suas chances de desenvolver doença são baixas. Hoje, a doença ocorre principalmente em pessoas com transtorno de uso de álcool.

sintomas do beribéri em adultos e crianças
sintomas do beribéri em adultos e crianças

A beribéri de outras causas são raros nos Estados Unidos. Ainda assim, a doença pode ser vista em mulheres que apresentam náuseas e vômitos extremos na gravidez (hiperemese gravídica), em pessoas com AIDS e após cirurgia bariátrica.

Quais são as causas do beribéri?

A doença é causado pela falta de vitamina B1 (tiamina) no organismo. Uma das causas de deficiência de vitamina B1 é a inibição da sua absorção pelo fungo Penicillium citreonigrum, mas outras enzimas, encontradas em peixes de rio, também podem causar idêntica deficiência.

De um modo geral, as deficiências de vitamina B1 se dão por dieta carente de fontes dessa vitamina, baixa absorção dela pelo intestino, diarreias prolongadas ou por hipertireoidismo, gravidez e febre.

Quais os principais sintomas do beribéri?

A deficiência de vitamina B1 ocorre após 2 ou 3 meses de ingestão insuficiente desse nutriente, causando os sintomas de beribéri, que são:

  1. Falta de apetite;
  2. Fraqueza e irritabilidade;
  3. Câimbras musculares;
  4. Palpitações cardíacas;
  5. Mal estar geral;
  6. Prisão de ventre;
  7. Problemas de memória.
  8. Retenção de líquidos e inchaço nas pernas.

Em crianças, também podem aparecer sintomas de cólicas, vômitos, agitação e falta de ar. Também é importante lembrar que o doença também pode ocorrer em pessoas com sobrepeso ou obesidade, que aparentemente apresentam-se bem nutridas.

Como prevenir?

Incentivar o uso diário de alimentos que sejam fontes de vitamina B1, como leveduras, carnes de porco, leite, ovos, legumes e cereais integrais para prevenir essa doença.

Diagnóstico e tratamento do beribéri:

O diagnóstico do doença é feito principalmente a partir da observação dos sintomas, podendo ser confirmado a partir de um exame de sangue que avalia a quantidade de vitamina B1 no organismo.

O tratamento da doença é feito com o uso de suplementos dessa vitamina, que devem ser tomados por pelo menos 6 meses, além de alterações na dieta e eliminação do consumo de álcool.

Assim, para ajudar no tratamento da doença deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos nesta vitamina, como flocos de aveia, sementes de girassol ou levedura de cerveja, dando preferência a alimentos integrais ao invés de refinados, como arroz, farinha e macarrão integral. Veja a lista completa dos alimentos ricos em vitamina B1.

OBS: O tratamento da doença consiste na administração de vitamina B1, a princípio por via venosa e a seguir por via oral. A vitamina B1 não traz malefícios quando consumida em quantidades elevadas, sendo o excesso dela eliminado pela urina.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário