Eczema – O que é, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Dermatologia Graduada pela Unicamp

Especialista do Cura Natural

Eczema – O que é, Sintomas e Tratamentos
4.6 (92.73%) 11 vote[s]

Eczema – O que é, Sintomas e Tratamentos que você deve ficar informado. Além disso, o eczema geralmente ocorre em bebês e crianças, embora possa ocorrer em qualquer momento da vida. Esta doença geralmente se desenvolve no primeiro ano de vida. A maioria das crianças tem uma melhoria substancial dela pela metade da adolescência, mas, em alguns, o eczema grave persiste na idade adulta.

EczemaO eczema geralmente começa no rosto seguido pelas mãos e pelos pés. As crianças mais velhas tendem a ser afetadas no cotovelo e nos joelhos, no pescoço, nos pulsos, nos tornozelos e nos pés. As mãos e os pés tendem a ser as áreas mais comumente afetadas em adultos. O eczema não é uma condição contagiosa.

Eczema tende a se desenvolver em pessoas com alergias, como asma e febre dos fenos, e muitas vezes ocorre em famílias.

O que é Eczema?

O eczema (dermatite atópica) é uma forma comum de dermatite (inflamação da pele) que faz com que a pele fique comichosa, vermelha, inchada e dolorida. Os sintomas podem variar de uma erupção cutânea leve que desaparece bastante rapidamente para uma condição mais grave que está presente há muito tempo. O objetivo principal do tratamento é eliminar a coceira que, na falta de tratamento, pode provocar ou piorar os outros sintomas.

Quais são as Causas da Eczema?

A pele saudável atua como uma barreira para reter a umidade e para proteger o corpo de desafios ambientais. Qualquer fator que perturba a habilidade da pele para atuar como uma barreira efetiva pode levar à perda de umidade, causando secura e entrada de alérgenos, irritantes e bactérias, o que pode resultar em inflamação e infecção.

As Causas Potenciais do Eczema são:

  • Fatores que fazem com que a pele se torne seca, o que, por sua vez, afeta a função de barreira da pele.
  • Mutações genéticas que afetam a função de barreira da pele.
  • Disfunção do sistema imunitário causando uma resposta inflamatória indesejada na pele.

Certas substâncias ou condições chamadas fatores desencadeantes podem piorar o eczema. Esses fatores desencadeantes podem ser:

  • Irritantes como sabões e detergentes, lã, infecções cutâneas, pele seca, baixa umidade, calor, transpiração ou estresse emocional.
  • Alérgenos como ácaros, pólen, moldes ou alimentos.

A consulta com o seu médico pode ser útil para identificar os desencadeantes.

Quais são os Sintomas do Eczema?

Eczema

A coisa mais importante a lembrar é que o eczema e seus sintomas são diferentes para todos. O seu pode não parecer o mesmo em você, como acontece com outro adulto ou com seu filho. Pode até aparecer em diferentes áreas do corpo em momentos diferentes.

O eczema geralmente é comichão. Para muitas pessoas, a coceira geralmente é leve ou moderada. Mas, em alguns casos, pode tornar-se muito pior e você pode desenvolver uma pele extremamente inflamada. Às vezes, a coceira fica tão ruim que as pessoas a coçam até sangrar, o que pode piorar seu eczema. Isso é chamado de “ciclo de coceira”.

O que procurar:

  • Pele seca e sensível.
  • Pele vermelha e inflamada.
  • Comichão muito ruim.
  • Manchas coloridas de cor escura.
  • Manchas de pele irregulares ou escamosas.

Como Diagnosticar o Eczema?

Para fazer um diagnóstico, o seu médico irá examinar a sua pele e fazer-lhe perguntas sobre os seus sintomas. Se você tiver pele inflamada, é importante informar o seu médico sobre as alergias que você possui e quaisquer substâncias desconhecidas com as quais você tenha entrado em contato recentemente.

Olhando para a própria pele, muitas vezes permitirá que um médico distinga tipos particulares de eczema, embora às vezes seja necessária uma biópsia de pele ou outro teste.

Quais são os Tratamentos Para Eczema?

Não há cura para o eczema, mas existem tratamentos. Dependendo da gravidade da idade e do eczema, estes tratamentos incluem remédios de balcão (OTC), medicamentos tópicos prescritos, fototerapia, imunossupressores e medicamentos biológicos. Muitas pessoas com eczema também encontram sucesso com tratamentos naturais e alternativos específicos.

Eczema

Para a maioria dos tipos de eczema, o gerenciamento de flares se resume a estes conceitos básicos:

  • Conheça seus desencadeantes para que você possa evitar a exposição.
  • Implementar uma rotina diária de banho e hidratação.
  • Use o OTC e medicação prescrita de forma consistente e conforme prescrito.

Como Prevenir a Eczema?

O seguinte pode ajudar a aliviar os sintomas e prevenir futuros surtos de eczema:

  • Use misturas puras de algodão em vez de lã ou sintéticos.
  • Não use sabão. Em vez disso, adicione óleos de banho à água do banho e use pomada emulsionante ou um creme dispersável em água em vez de sabão.
  • Evite detergentes enzimáticos e amaciantes de roupa ao lavar roupas, pois estes podem irritar a pele.
  • Evite alimentos que sejam conhecidos por provocar reações alérgicas como amendoim, ovos, frutos do mar, leite, soja e chocolate.
  • O uso direto de anti-sépticos e solventes também deve ser evitado.
  • Fatores ambientais, como calor, luz solar e frio podem irritar a condição. Se for esse o caso, proteja-o ou evite-os o máximo possível.
  • Use um umidificador no inverno e no verão.
  • Hidrate a pele. Lavar com água sozinho resulta rapidamente em secagem, mas adicionar óleo na água irá hidratar a pele seca e com problemas de eczema de forma eficaz. Discuta com o médico ou farmacêutico o que está disponível.
    Pode levar algum tempo e experimentação para encontrar o melhor produto para a criança
  • Bandagens podem ser usadas para parar de coçar à noite. Luvas de algodão podem ser especialmente úteis
  • As unhas devem ser reduzidas para diminuir o dano causado pelo arranhão.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *