Artrite Reumatoide – O Que é, Causas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Artrite Reumatoide – O Que é, Causas e Tratamentos
4.6 (91.43%) 7 votes

Artrite Reumatoide – O Que é, Causas e Tratamentos que não devem ser ignorados. Além disso, a Artrite Reumatoide (AR) é uma doença inflamatória crônica, que acomete mais as mulheres adultas e pode atacar vários órgãos e tecidos do corpo, mas apresenta uma clara preferência pelas articulações, principalmente as dos membros superior e inferior.

Neste artigo vamos explicar o que é a Artrite Reumatoide, quais são os seus sintomas e quais são os tratamento mais efetivos para o controle da doença. Então, confira sobre a Artrite Reumatoide – O Que é, Causas e Tratamentos:

O Que é Artrite Reumatoide?

A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença inflamatória crônica que geralmente afeta as pequenas articulações das mãos e dos pés. Ela interfere no revestimento dessas articulações, causando um inchaço doloroso que pode, eventualmente, resultar em erosão óssea e deformidade articular. A Artrite Reumatoide é uma doença autoimune, ou seja, que faz com que o sistema imunológico do corpo ataque os tecidos saudáveis por engano.

Segundo a reumatologista Tatiana Molinas Hasegawa, do Centro de Qualidade de Vida (CQV), além de causar problemas nas juntas, a Artrite Reumatoide, em alguns casos, pode afetar outros órgãos do corpo – tais como pele, olhos, pulmões e vasos sanguíneos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a Artrite Reumatoide acomete cerca de 1% da população e qualquer pessoa pode desenvolver a doença, desde crianças até idosos. Tatiana explica que, na infância, entre dois e 15 anos, o quadro é chamado de Artrite Reumatoide juvenil. Na fase adulta, recebe o nome de artrite reumatoide.

“A doença costuma se manifestar com maior frequência entre o público feminino. Isso aconteceria por causa do fator hormonal, pois o estrogênio poderia mexer com o sistema imune da mulher. Mas essa afirmação ainda está sendo estudada”, afirma. Segundo a Sociedade Brasileira de Autoimunidade, a incidência de Artrite Reumatoide é de três mulheres para cada homem.

Causas Da Artrite Reumatoide:

  • A Artrite Reumatoide é uma doença nas articulações destrutiva, causada pela inflamação no tecido que produz o líquido de lubrificação para as articulações.
  • Quando essa inflamação permanece causa a deformação dos membros, ao afrouxar os ligamentos das articulações e destruindo as articulações através da erosão da cartilagem e dos ossos.
  • Os tendões e os ligamentos que mantém as conjunturas unidas ficam enfraquecidos e se esticam. Gradualmente a articulação perde sua forma e alinhamento.
  • Os especialistas ainda não possuem uma opinião definida sobre o que causa a Artrite Reumatoide. A Artrite Reumatoide é chamada as vezes de doença sistêmica ou doença reumatoide.
  • Mas entre as causas e os fatores de risco estão a possibilidade da base genética; os genes não causam a doenças, mas podem deixar o paciente mais suscetível a fatores ambientais, como infecção por certos vírus e bactérias, que podem desencadear a doença.
  • O dano nas articulações pode ocorrer cedo e nem sempre se correlaciona com a gravidade dos sintomas de AR.
  • O fator reumatoide (FR) é um anticorpo detectável no sangue de aproximadamente 80% dos adultos com Artrite Reumatoide. Ele pode ser detectado em pessoas com outras doenças autoimunes, ou em pacientes saudáveis.
  • Mas quando encontrado altos níveis desse anticorpo no sangue de pessoas com a Artrite Reumatoide, pode ser um indício da presença de uma doença mais agressiva.

Diagnóstico da Artrite Reumatoide:

O Colégio Americano de Reumatologia estabeleceu critérios para AR. Para se fechar o diagnóstico o paciente precisa ter pelo menos 4 dos 7 critérios abaixo.

  • 1. Rigidez matinal: rigidez das articulações ao acordar com duração de pelo menos 1 hora.
  • 2. Artrite em pelo menos 3 articulações simultaneamente.
  • 3. Artrite de mãos e punhos
  • 4. Artrite simétrica
  • 5. Nódulos subcutâneos
  • 6. Fator reumatoide (FR) positivo em análise de sangue.
  • 7. Alterações típicas de AR nas radiografias de mãos e punhos;

Os critérios de 1 a 4 devem estar presentes por pelo menos 6 semanas. Esses critérios só servem para pacientes com doença plenamente estabelecida. Como já foi dito, no início do quadro, esses achados podem não estar presentes.

A artrocentese é a coleta de líquido sinovial através da punção com agulha de uma articulação inflamada. Este exame serve para se avaliar a composição do líquido sinovial e descartar outras causas de artrite. A artrocentese também pode ser usada para se injetar medicamentos para alívio da artrite.

Tratamento da Artrite Reumatoide:

A Artrite Reumatoide é uma doença crônica, portanto ainda não tem cura, mas pode ser controlada. Atualmente, existem tratamentos e medicações que possibilitam que a doença fique inativa e o paciente tenha qualidade de vida. Além disso, o tratamento para a Artrite Reumatoide varia de acordo com as características do paciente e sua resposta imunológica. “No momento de dizer qual será o tratamento do paciente, o reumatologista leva em consideração as articulações atingidas pela inflamação, o grau de inchaço e a intensidade da dor entre zero e 10.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *