Câncer de Próstata – O que é, Sintomas e Tratamentos

Câncer de Próstata – O que é, Sintomas e Tratamentos!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Câncer de Próstata o que é, Sintomas e Tratamentos que você não deve ignorar. Além disso, o câncer de próstata é câncer que ocorre na próstata – uma pequena glândula em forma de noz em homens que produz o líquido seminal que alimenta e transporta esperma.

Câncer de PróstataO câncer de próstata é um dos tipos mais comuns de câncer em homens. Geralmente, esse câncer cresce lentamente e inicialmente é confinado à glândula prostática, onde não pode causar sérios danos. No entanto, enquanto alguns tipos de câncer de próstata crescem lentamente e podem precisar de tratamento mínimo ou mesmo nenhum, outros tipos são agressivos e podem se espalhar rapidamente.

O câncer de próstata que é detectado cedo – quando ainda está confinado à glândula prostática – tem uma melhor chance de tratamento bem-sucedido.

Quais são os Sintomas de Câncer de Próstata?

O câncer de próstata frequentemente não produz sintomas até que a condição seja bastante avançada. Muitas vezes, ele é diagnosticado após o tratamento ser procurado por problemas com a função urinária. Os sintomas do câncer de próstata são frequentemente semelhantes aos das condições de próstata benignas (não cancerosas). Os sintomas comuns incluem:

  • Diminuição da força do fluxo de urina.
  • Dor e / ou dificuldade ao passar urina.
  • Passando a urina com mais frequência (especialmente à noite).
  • Sangue na urina.
  • Incapacidade de passar urina (isso pode ocorrer à medida que o câncer aumenta, bloqueando a uretra)

É possível que as células cancerosas se espalhem da glândula prostática para outras áreas do corpo (metástases) onde outros tumores podem se desenvolver. Os locais mais comuns para o câncer de próstata se espalhar são os gânglios linfáticos da pelve e os ossos da coluna vertebral. A propagação do câncer pode produzir sintomas como dor lombar.

Quais as Causas do Câncer de Próstata?

Não está claro o que causa câncer de próstata.

Os médicos sabem que este câncer começa quando algumas células da próstata se tornam anormais. As mutações no DNA das células anormais causam que as células cresçam e se dividam mais rapidamente do que as células normais. As células anormais continuam vivas, quando outras células morreriam. As células anormais acumuladas formam um tumor que pode crescer para invadir o tecido próximo. Algumas células anormais também podem quebrar e espalhar (metástase) para outras partes do corpo.

Fatores de Risco:

Câncer de Próstata

Fatores que podem aumentar seu risco de câncer de próstata incluem:

  • Idade: Seu risco de câncer de próstata aumenta à medida que envelhece.
  • Corrida: Por motivos ainda não determinados, os homens negros apresentam maior risco deste câncer do que homens de outras raças. Nos homens negros, o câncer de próstata também é mais provável de ser agressivo ou avançado.
  • Histórico de Familiar: Se os homens da sua família tiveram câncer de próstata, seu risco pode ser aumentado. Além disso, se você tem uma história familiar de genes que aumentam o risco de câncer de mama (BRCA1 ou BRCA2) ou uma história familiar muito forte de câncer de mama, seu risco de câncer de próstata pode ser maior.
  • Obesidade: Os homens obesos diagnosticados com este câncer podem ser mais propensos a ter uma doença avançada que é mais difícil de tratar.

Quais são as Suas Opções de Tratamento?

Existem várias opções de tratamento de câncer de próstata, que vão desde a “vigilância ativa” (não tomar qualquer ação, mas mantendo-se atento nela em casos de risco muito baixo) até a cirurgia para remover a própria glândula, ou terapia de radiação que pode usar um feixe externo para matar as células cancerosas ou “sementes” radioativas colocadas na próstata (braquiterapia).

A terapia hormonal para interromper a produção de testosterona no organismo é outra forma de tratamento, pois esse tipo de câncer precisa de testosterona para crescer.

A quimioterapia é uma opção quando o câncer se espalhou além da próstata ou em casos que não respondem à terapia hormonal.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *