Síndrome de Tourette – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Síndrome de Tourette – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos
4.7 (93.33%) 3 vote[s]

Síndrome de Tourette – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que devemos conhecer. Além disso, a Síndrome de Tourette é uma condição neuropsiquiátrica caracterizada por tiques múltiplos, vocais ou motores, que persistem por mais de um ano e geralmente se instalam na idade infantil.

Muitas vezes, os tiques são variados e diferentes no decorrer de uma semana ou de um mês para outro. Em geral, eles acontecem em ondas, com frequência e intensidade variáveis, pioram com o estresse, são independentes dos problemas emocionais e podem estar associados a sintomas obsessivo-compulsivos.

Tem uma grande chance que existam fatores hereditários comuns a essas condições. A causa do transtorno ainda não é conhecida.

Causas da Síndrome de Tourette:

A Síndrome de Tourette tem sido relacionada a diferentes partes do cérebro, incluindo uma área chamada gânglio basal, que ajuda a controlar os movimentos do corpo. Diferenças podem prejudicar as células nervosas e os produtos químicos que transportam mensagens entre eles.

Os médicos não sabem exatamente o que causa esses problemas no sistema cerebral, mas os genes provavelmente desempenham o papel. É provável que haja mais de uma causa.

Sintomas da Síndrome de Tourette:

Os sintomas da Síndrome de Tourette aparecem repentinamente e a pessoa não consegue controlá-lo. Alguns deles podem surgir até durante o sono, podendo piorar em situações de ansiedade, estresse ou outra doença.

Os sintomas podem ser divididos em dois tipos, são eles:

  • Tiques vocais: gritar, limpar a garganta, soluçar, usar tons de voz diferentes e repetir palavras
  • Tiques motores: tocar o nariz, bater no peito, inclinar a cabeça, piscar os olhos, contrair os músculos da face ou do abdômen, encolher os ombros e fazer gestos obscenos.

Tratamentos Para Síndrome de Tourette:

O tratamento para Síndrome de Tourette deve ser orientado por um especialista na área e, normalmente, só é iniciado quando os sintomas da doença afetam as atividades diárias do paciente ou colocam em perigo a sua vida. Nesses casos, o tratamento pode ser feito com:

Antidepressivos: como a Fluoxetina, que reduzem os sintomas de tristeza e de ansiedade que podem provocar tiques;

Remédios neurolépticos: como Haloperidol ou Pimozida, que bloqueiam neurotransmissores no cérebro responsáveis pelo surgimento dos tiques;

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *