Síndrome do intestino irritável – O que é, Causas, Sintomas e Tratamento

Síndrome do intestino irritável – O que é, Causas, Sintomas e Tratamento

Revisado por

Educação Física pela UGF

Especialista do Cura Natural

Síndrome do intestino irritável – O que é, Sintomas e Tratamento Vamos Conhecer todos sintomas. Alem disso, A Síndrome do intestino irritável é um problema que causa a inflamação das vilosidades intestinais, provocando sintomas como dor, inchaço abdominal, excesso de gases e períodos de prisão de ventre ou diarreia. Estes sintomas geralmente pioram devido a várias causas, que vão desde situações de estresse até à ingestão de alguns alimentos.

O que é Síndrome do intestino irritável?

A Síndrome do intestino irritável é uma doença comum crônica que afeta o intestino grosso (cólon) e que exige acompanhamento médico no longo prazo.

Causas Da Síndrome Do Intestino Irritável:

Estudos mostram que as causas exatas da Síndrome do intestino irritável são complexas e diferentes para cada pessoa, uma vez que muitos fatores na vida de alguém podem afetar a digestão.

Os pesquisadores acreditam que a causa subjacente dos sintomas da síndrome é o funcionamento anormal dos nervos, enzimas e músculos dentro do trato digestivo. Estes ajudam a controlar a absorção de nutrientes depois de comer, níveis de líquidos, gás e liberação de evacuações (9).

Um fator importante que determina como funciona o sistema digestivo é realmente seus níveis de Estresse e humor, uma vez que o intestino está intimamente ligado ao cérebro. Estresse e digestão também estão diretamente relacionados porque o intestino é capaz de produzir, ou não produzir, certos neurotransmissores, como a serotonina.

Embora não haja uma causa específica, fatores comuns que contribuem para a síndrome do intestino irritável incluem:

  • Alimentos alérgenos;
  • Estresse crônico;
  • Casos de Síndrome do intestino irritável na família;
  • Mudanças na rotina de sono;
  • Desequilíbrios ou alterações hormonais.
  • Sintomas de Síndrome do intestino irritável

Os sinais e sintomas da Síndrome do intestino irritável podem variar muito de pessoa para pessoa e são, muitas vezes, semelhantes aos sintomas de outras doenças. Os mais comuns são:

  • Dor abdominal ou cólicas
  • Sensação de inchaço
  • Gases
  • Diarreia ou constipação – às vezes alternando crises entre os dois problemas
  • Muco nas fezes.

A Síndrome do intestino irritável é uma doença crônica na maioria dos casos, mas há momentos em que os sintomas manifestados são piores e momentos em que eles são melhores. Podendo, inclusive, ter fases completamente assintomáticas.

Tratamento de Síndrome do intestino irritável:

Como não se sabe exatamente o que leva à Síndrome do intestino irritável, o objetivo do tratamento é aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. Ele pode ser feito pelo uso de medicamentos específicos para a síndrome.

Mudanças no estilo de vida do paciente fazem parte do tratamento. Incorporar suplementos de fibra e de medicamentos anticolinérgicos, antiespasmódicos, antidepressivos (em doses menores) e remédios contra a diarreia devem vir acompanhados de alterações radicais na dieta, com a eliminação de bebidas gaseificadas, alimentos gordurosos e glúten da alimentação diária.

Medicamentos para Síndrome do intestino irritável:

Os medicamentos mais usados para o tratamento da Síndrome do intestino irritável são:

  • Brometo de Pinavério 100mg
  • Brometo de Pinavério 50mg
  • Digedrat
  • Ceftriaxona Dissódica
  • Ceftriaxona Sódica

Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e nunca se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Francisco Silva

Sou Formado em Educação Física, pela UGF – (Universidade Gama Filho) - Na turma 2012-2015. Atuei e atuo em academias e clubes, nas modalidades de Musculação do Iniciante ao Avançado, Ginástica em Grupo, Natação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *