Papeira – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Papeira – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos
4.7 (93.68%) 19 vote[s]

Papeira – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Papeira, também é conhecida como Papeira e é classificada como uma infecção viral que afeta principalmente as glândulas parótidas, localizadas em baixo das orelhas até abaixo do queixo, responsáveis pela produção de saliva.

papeira

É uma doença comum em crianças de até 2 anos que não tenham a vacina tríplice viral, porém pode afetar adultos igualmente, acontece geralmente nas estações do inverno e da primavera.

O que é Papeira?

A Papeira (parotidite infecciosa) é uma doença infecciosa aguda, geralmente inócua, de transmissão respiratória, causada por um vírus da família paramyxoviridae, gênero rubulavirus, aparentado com o vírus do sarampo e que afeta principalmente uma ou ambas (90% dos casos) glândulas parótidas, mas que pode também afetar outras glândulas salivares (submaxilares e sublinguais) ou outros órgãos.

Normalmente é uma doença própria da infância, mas que pode causar alguns problemas no adulto.

Causas da Papeira:

A Papeira é causada por um vírus, que se espalha de pessoa para pessoa por meio de saliva infectada. Se você não tomou a vacina, pode contrair Papeira ao conversar muito próximo da pessoa infectada, beijá-la ou então compartilhar utensílios como talheres, copos e pratos.

Sintomas da Papeira:

Algumas pessoas podem ter a doença sem apresentar qualquer sintoma, ou então sinais muito brandos da doença. Quando os sintomas de Papeira se desenvolvem, eles usualmente aparecem após duas ou três semanas do contato com o vírus.

O primeiro e mais importante sintoma é o inchaço das glândulas salivares. Outros sintomas incluem:

  • Inchaço e Dor nas glândulas salivares (paroditite), podendo ser em ambos os lados ou em apenas um deles
  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Fadiga e fraqueza;
  • Perda de apetite;
  • Dor ao mastigar e engolir.

Tratamentos Para Papeira:

Não existe tratamento específico, mas há cura. Para aliviar a enfermidade, recomenda-se aliviar os sintomas com anti-inflamatórios, analgésicos e antitérmicos, bem como a observação de possíveis complicações. Entre os possíveis medicamentos que o médico poderá indicar estão:

  • Mistura de Cobre-Ouro-Prata (Cu-Au-Ag), 2 a 4 vezes ao dia.
  • Mistura de Zinco-Cobre (Zn-Cu), se houver risco de orquite (para a inflamação dos testículos).
  • Quando o paciente for criança, ele não precisará ficar na cama, mas deve conservar suas energias e evitar frequentar ambientes de aglomeração, pois a Papeira é uma doença viral altamente contagiosa.

Além disso, o médico recomendará também:

  • Bolsas de água quente ou fria para aliviar as dores nas áreas inchadas.
  • Dieta de alimentos macios.
  • Bastante água e sucos naturais que não forem ácidos (pois podem piorar a Dor).
  • Bastante repouso.

No caso de inflamação nos testículos, o uso de suspensório escrotal é fundamental para o alívio da Dor.

papeira

Prevenção da Papeira:

A melhor maneira de evitar esta condição é através da vacinação aos 12 e 15 meses de vida. Caso uma pessoa seja afetada, ela não deve comparecer à escola ou ao trabalho durante nove dias após início da doença.

É preciso, ainda, desinfectar os objetos contaminados como secreções do nariz, da boca e da garganta do enfermo. A vacinação de bloqueio é recomendada para quem manteve contato direto com pessoas doentes.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *