Doenças e Tratamentos

7 tratamentos caseiros para queimadura solar!

tratamentos caseiros para queimadura solar

A queimadura solar, queimadura de sol ou eritema solar ocorre geralmente após a exposição solar, principalmente em crianças, pessoas de pele clara ou cabelo claro. Em dias nublados também é possível se queimar, pois os raios ultravioletas (UV), responsáveis pela queimadura, passam pelas nuvens.

tratamentos caseiros para queimadura solar
tratamentos caseiros para queimadura solar

Aproximadamente 30% dos adultos, 70% das crianças e adolescentes relatam pelo menos uma queimadura solar durante o período de um ano. Apesar da maioria não ser severa, é importante evitar a queimadura solar, pois aumenta os riscos de:

  • câncer de pele (existem vários tipos de câncer de pele, a maioria é tratada facilmente, mas a queimadura solar aumenta o risco de desenvolver um tipo sério, o melanoma),
  • problemas na visão (cataratas, que pode deixar uma pessoa sega).

Rugas e outras mudanças na pele relacionadas com o envelhecimento Alguns fatores como ter a pele clara, cabelos claros, estar em montanhas ou praias e tomar certos tipos de medicamentos (exemplo: doxiciclina), aumentam as chances de queimadura solar.

O primeiro sintoma a surgir é a vermelhidão, que aparece 3 a 5 horas após a exposição solar e ficando pior durante o período de 12 a 24 horas após a exposição.

A vermelhidão geralmente é acompanhada de dor e ardência, seguida de descamação. Nos casos mais severos há dor severa, bolhas e insolação.

Quais são os sintomas?

Os sinais e sintomas incluem:

  1. Pele rosa ou vermelhidão
  2. Pele morna ou quente ao toque
  3. Dor, sensibilidade ou coceira.
  4. Inchaço
  5. Bolhas pequenas cheias de líquido, que podem estourar.
  6. Dor de cabeça, febre, calafrios e fadiga se for grave.

Qualquer parte exposta do próprio corpo, incluindo os lóbulos da orelha, couro cabeludo e lábios podem queimar. Até áreas cobertas podem queimar se, por exemplo, a roupa tiver um tecido solto que permita luz ultravioleta a entrar.

Os olhos são extremamente sensíveis à luz UV do sol e podem sofrer queimaduras. Os olhos queimados pelo sol podem apresentar dor ou desconforto. Os sinais e sintomas geralmente aparecem dentro de algumas horas após a exposição ao sol. Mas isto pode levar um dia ou mais para entendimento da extensão total da queimadura.

queimadura solar
queimadura solar

Dentro de alguns dias, o corpo pode começar a se curar por “descascar” a camada superior da pele danificada. Após isto, a própria pele pode temporariamente ter uma cor e padrão irregular. Uma Queimadura Solar mais severa pode levar vários dias ou mais para sarar.

Tratamentos caseiros para queimadura solar:

  1. Tomar um analgésico: Os analgésicos, como ibuprofeno e naproxeno, podem ajudar a controlar a dor até que a vermelhidão e dor diminuam.
  2. Refrescar a pele: Aplicar na pele afetada uma compressa fria, como uma toalha umedecida com água fria da torneira. Ou tomar um banho frio ou chuveiro.
  3. Aplicar hidratante: Loção aloe vera ou gel, ou creme de hidrocortisona na pele afetada: Uma dose baixa, de 0.5 a 1 por cento, de creme de hidrocortisona pode diminuir a dor e inchaço e acelerar sarar.
  4. Se formar bolhas, não as estourar: Elas contêm fluido natural do corpo, soro e são camada protetora. Ainda, estourar bolhas retarda o processo de cura e aumenta o risco de infecção. Se necessário, cobrir levemente as bolhas com gaze.
  5. Se as bolhas estourarem, suavemente limpar a área com sabão neutro e água, aplicar um creme antibacteriano e cobrir com um curativo molhado.
  6. Beber bastante líquido, especialmente água: A exposição ao sol e calor podem causar a perda de fluidos através da própria pele. Beber ajuda o corpo a se recuperar.
  7. Tratar a descamação da pele suavemente: Dentro de alguns dias, a área afetada pode começar a descascar. Isto é simplesmente a maneira de o corpo se livrar da camada superior da pele danificada. Enquanto a pele está descascando, continuar a usar creme hidratante.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

1 comentário

  • […] cuidado ao usar alho para tratar fungos nas unhas, como alho cru às vezes pode causar uma queimadura química na […]

Deixe um comentário