Bruxismo – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Bruxismo – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos
4.5 (90%) 2 vote[s]

Bruxismo – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, o Bruxismo é muito desconfortável, mas, felizmente existe tratamento, conheça aqui, o que é o Bruxismo, Causas do Bruxismo, sintomas e tratamentos do Bruxismo. Se você sente Dores de cabeça ou incomodo na mandíbula ao acordar, você pode estar apresentando os sintomas do Bruxismo.

bruxismo

É uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono produzindo som ou não, acontece tanto em adultos quanto crianças.

As causas do ato inconsciente de apertar os dentes normalmente estão relacionadas a fatores psicológicos, como tensão, raiva, agressão reprimida, ansiedade, medo e, com destaque, estresse, além do mau posicionamento dental.

O que é Bruxismo:

Esta condição esta ligada ao ato de ranger, apertar, comprimir ou encostar os dentes. Atualmente, de acordo com o período em que acontece, se divide em Bruxismo em vigília (acordado) e do sono. Esta divisão é importante, pois a fisiopatologia e o tratamento para estes tipos são diferentes.

No Bruxismo em vigília, a pessoa permanece por longos períodos apertando ou encostando os dentes, principalmente em momentos de tensão, estresse, nervoso ou até mesmo quando está concentrada lendo um livro, estudando, usando o computador ou assistindo TV.

Por manter a musculatura em uma mesma posição por muito tempo, este tipo de parece estar mais relacionado às dores musculares na face e cabeça. Ele pode também aparecer como efeito colateral de algumas medicações, sobretudo medicações utilizadas no tratamento da ansiedade, mal de Parkinson e outros problemas motores, o que não é tão comum.

O do sono é considerado um distúrbio de movimento relacionado ao sono. Neste tipo de, é mais comum o ranger de dentes, o que não ocorre durante toda a noite, mas vem em crises, principalmente nas fases de sono mais leves.

Causas do Bruxismo:

As causas do Bruxismo ainda não são totalmente conhecidas, mas acredita-se que possam ser:

  • Sensações de ansiedade, estresse, raiva, frustração ou tensão.
  • Alinhamento anormal dos dentes superiores e/ou inferiores (má oclusão).
  • Outros problemas do sono, como a apneia do sono.
  • Resposta à Dor de ouvido ou Dor de dente (principalmente em crianças).
  • Refluxo do ácido estomacal para o esôfago e para a boca.
  • Efeito colateral incomum de alguns medicamentos psiquiátricos, como certos medicamentos antidepressivos.
  • Complicação de alguma doença, como a doença de Huntington ou doença de Parkinson.

causas do bruxismo

Sintomas do Bruxismo:

Caso você esteja com algum dos seguintes sintomas, você pode estar sofrendo de Bruxismo:

  • Contrações rítmicas dos músculos da mandíbula;
  • Ranger os dentes, emitindo um som que pode perturbar o sono da pessoa com quem você compartilha o quarto;
  • Músculos da mandíbula apertados ou doloridos;
  • Estalo ou clique quando você mexe a articulação temporomandibular;
  • Dor por um período prolongado nos músculos da face;
  • dentes danificados, restaurações dentárias quebradas e gengiva ferida;
  • Dor de cabeça; e
  • Inchaço (ocasional) na mandíbula inferior devido ao apertar dos dentes.

Diagnóstico do Bruxismo:

Os profissionais responsáveis por diagnosticar e tratar são os odontologistas, o psiquiatra e o fonoaudiólogo. Geralmente seu diagnóstico é dado a partir do relato do paciente e/ou das pessoas que convivem com ele, ou seja, observação clínica pelo dentista.

Mas, na maioria dos casos, ele é realizado depois que surgem algumas da primeiras complicações; mas como a maioria dos casos acontece durante o sono, o principal exame que o médico solicitará é a polissonografia (exames do sono).

Fatores de Risco do Bruxismo:

Alguns fatores aumentam o risco de bruxismo. Confira:

  • Estresse: O aumento da ansiedade ou do estresse, bem como sensações de raiva e frustração, podem levar ao ranger dos dentes.
  • Idade: É comum em crianças e geralmente desaparece durante a adolescência.
  • Tipo de personalidade: Ter um tipo de personalidade agressiva, competitiva ou hiperativa pode aumentar o risco.
  • Substâncias estimulantes: A nicotina do cigarro, álcool, cafeína e drogas também podem aumentar o risco.

tratamento para bruxismo

Tratamentos Para Bruxismo:

O tratamento adequado pode depender do que está lhe causando o problema. Fazendo perguntas apropriadas e examinando detalhadamente seus dentes, seu dentista pode lhe ajudar a determinar se a fonte potencial de seu Bruxismo. Com base no grau dos danos causados a seus dentes e a causa provável, seu dentista poderá sugerir:

O uso de um dispositivo quando dormir: feito sob medida pelo seu dentista e ajustado aos seus dentes, o dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com Bruxismo, ele não é uma cura.

Encontrando meios de relaxamento: a tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do Bruxismo, e não importa o que seja que reduza a tensão, pode contribuir – ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho.

Procurar alguma terapia auxiliará no aprendizado de meios eficazes de controlar situações estressantes. Adicionalmente, se aplicar uma toalhinha morna e molhada no lado de sua face isto poderá ajudar a relaxar os músculos doloridos devido à pressão exercida.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *