Início » Doenças e Tratamentos » Miocardite – o que é, causas, sintomas e tratamentos!

Miocardite – o que é, causas, sintomas e tratamentos!

miocardite

A miocardite é uma condição dado à inflamação do músculo do coração, chamado de miocárdio. Além disso, existem dezenas de causas  incluindo infecções por bactérias, vírus, fungos, doenças auto-imunes, consumo de cocaína, consumo em excesso de álcool, protozoários, entre outros.

Os principais agravantes da miocardite são a falência do bomba cardíaca, ou seja, redução da capacidade do coração de bombear o sangue, e até mesmo o surgimento de arritmias cardíacas.

miocardite
miocardite

Quias são as causas?

Na maioria das vezes, a causa da miocardite não é identificada. No EUA e Europa, a causa mais comum é infecção por vírus. Porém, no mundo todo a causa mais comum é a doença de Chagas, endêmica na América do Central e Sul, decorrente de infecção pelo protozoário Trypanosoma cruzi.

Quais são os sintomas de miocardite?

Nos casos mais leves da doença, como durante uma gripe ou resfriado, por exemplo, esta doença não provoca qualquer tipo de sintoma. Entretanto, nos casos mais graves, como nos de infecção bacteriana, pode surgir:

  • Sensação de falta de ar;
  • Dor no peito;
  • Batimento cardíaco irregular;
  • Tonturas;
  • Cansaço excessivo;
  • Inchaço nas pernas e nos pés.

Já em crianças, podem ainda surgir outros sintomas como febre alta, respiração rápida e até mesmo desmaio. Entretanto, nestes casos, é recomendado consultar imediatamente um pediatra para avaliar o problema e iniciar o tratamento mais adequado.

Qual é o tratamentos para miocardite?

O tratamento da miocardite dependerá de sua causa, quando essa puder ser determinada, a qual deve, sempre, ser tratada. As miocardites por vírus nem sempre precisam de uma terapia específica, mas deve-se instituir um tratamento para aliviar a dor e os demais sintomas.

Se a infecção for bacteriana, o médico prescreverá antibióticos. Os casos autoimunes parecem responder aos corticosteroides ou a outros medicamentos para suprimir o sistema imune, embora não exista consenso a respeito.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário