Miocardite – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Miocardite – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que você precisa ficar atento. Além disso, a Miocardite é uma condição dado à inflamação do músculo do coração, chamado de miocárdio.

Existem dezenas de causas de Miocardite, incluindo infecções por bactérias, vírus, fungos, doenças auto-imunes, consumo de cocaína, consumo em excesso de álcool, protozoários, entre outros.

Os principais agravantes da Miocardite são a falência do bomba cardíaca, ou seja, redução da capacidade do coração de bombear o sangue, e até mesmo o surgimento de arritmias cardíacas.

Causas da Miocardite:

Na maioria das vezes, a causa da Miocardite não é identificada. No EUA e Europa, a causa mais comum é infecção por vírus. Porém, no mundo todo a causa mais comum é a doença de Chagas, endêmica na América do Central e Sul, decorrente de infecção pelo protozoário Trypanosoma cruzi.

Sintomas de Miocardite:

Nos casos mais leves de Miocardite, como durante uma gripe ou resfriado, por exemplo, a Miocardite não provoca qualquer tipo de sintoma. Entretanto, nos casos mais graves, como nos de infecção bacteriana, pode surgir:

  • Sensação de falta de ar;
  • Dor no peito;
  • Batimento cardíaco irregular;
  • Tonturas;
  • Cansaço excessivo;
  • Inchaço nas pernas e nos pés.

Já em crianças, podem ainda surgir outros sintomas como febre alta, respiração rápida e até mesmo desmaio. Entretanto, nestes casos, é recomendado consultar imediatamente um pediatra para avaliar o problema e iniciar o tratamento mais adequado.

Tratamentos Para Miocardite:

O tratamento da Miocardite dependerá de sua causa, quando essa puder ser determinada, a qual deve, sempre, ser tratada. As miocardites por vírus nem sempre precisam de uma terapia específica, mas deve-se instituir um tratamento para aliviar a dor e os demais sintomas.

Se a infecção for bacteriana, o médico prescreverá antibióticos. Os casos autoimunes parecem responder aos corticosteroides ou a outros medicamentos para suprimir o sistema imune, embora não exista consenso a respeito.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *