Verruga Plantar – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Dr. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Cura Natural

Verruga Plantar – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos para acabar com este mal. Além disso, a verruga plantar são verrugas comuns que afetam o fundo dos pés. A maioria das pessoas terá um em algum momento de suas vidas. A verruga plantar, oficialmente chamadas de verrugas, são causadas por vírus do papiloma humano (HPV), especificamente os tipos 1, 2, 4, 60 e 63. O vírus ataca a pele no fundo dos pés.

O HPV prospera em lugares quentes e úmidos, como pavimentos de vestiários e em torno de piscinas. Essas pequenas poças na superfície das telhas da piscina são um terreno fértil para o HPV. O vírus é transmitido por contato direto e pode ser retirado mais facilmente se você tiver uma abertura ou rachadura em sua pele.

A verruga plantar estão relacionadas a diferentes tipos de vírus da família do papiloma humano (HPV). Esse agente é bastante contagioso e afeta entre 7% e 10% da população, particularmente crianças e adolescentes. Confira, agora Verruga Plantar – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos:

Causas da Verruga Plantar:

A verruga plantar são causadas por uma infecção com HPV na camada externa da pele nas solas dos pés. Eles se desenvolvem quando o vírus entra em seu corpo através de pequenos cortes, quebras ou outros pontos fracos no fundo de seus pés.

O HPV é muito comum, e existem mais de 100 tipos de vírus. Mas apenas alguns deles causam verrugas nos pés. Outros tipos de HPV são mais propensos a causar verrugas em outras áreas da sua pele ou nas membranas mucosas.

Sintomas de uma Verruga Plantar:

A verruga plantar podem ser extremamente dolorosas. Um dos primeiros sintomas que você pode notar é dor ou ternura ao pressionar o pé enquanto anda.

Uma vez que a verruga plantar se formou, você verá um ponto plano circular na pele com uma área deprimida no meio. A verruga pode aparecer amarelada, com uma crosta, ou mesmo ter uma mancha preta no meio. Por baixo da pele , a verruga plantar pode ter raízes calosas, como dedos, que se aproximam e crescem.

Fatores de Risco da Verruga Plantar:

Qualquer pessoa pode desenvolver verruga plantar , mas esse tipo de verruga plantar é mais provável que afete:

  • Crianças e adolescentes;
  • Pessoas com sistema imunológico enfraquecido;
  • Pessoas que tiveram verruga plantar antes;
  • Pessoas que andam com os pés descalços onde a exposição a um vírus causador de verrugas é comum, como vestiários

Tratamento Para Verruga Plantar:

Na maioria dos casos, a verruga plantar curam espontaneamente, em um intervalo que varia entre meses e dois anos. Mas as dores que podem provocar em alguns pacientes justificam a busca por um tratamento médico que elimine o problema de maneira definitiva. As verrugas plantares podem ser tratadas com uma preparação queratolítica (ácido salicílico, ácido fórmico ou ácido tricloroacético) de uso tópico.

Este tratamento é particularmente contemplado para os casos de verrugas em mosaico, mas pode levar muito tempo para garantir a cura das verrugas. Além disso, seu uso é contraindicado para bebês, gestantes e diabéticos.

Por conta disso, há procedimentos alternativos e cada vez mais difundidos em clínicas dermatológicas, como a crioterapia, que realiza uma aplicação de nitrogênio líquido para congelar a verruga plantar e realizar sua extração com uso de um bisturi.

O frio, que pode chegar a -50ºC, funciona como anestesia local e o paciente não sente o pequeno corte realizado pelo dermatologista. Alguns produtos de ação semelhante à crioterapia estão disponíveis em farmácias, mas é essencial consultar um médico antes de usá-los. Outra opção é o tratamento a laser com CO2, técnica que requer anestesia local e pode deixar uma cicatriz.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *