Início » Doenças e Tratamentos » Hematoma Subdural – O que é, Causas e Tratamentos

Hematoma Subdural – O que é, Causas e Tratamentos

hematoma subdural

O hematoma subdural é uma condição sanguínea resultante de uma hemorragia nos lugares meníngeos, entre a dura-máter e a aracnoide. Para entender melhor o que ocorre, deve-se lembrar de que há uma “brecha” virtual entre as membranas aracnoide, que envolve o cérebro, e a dura-máter, que reveste o crânio internamente. Entre as duas existe uma fina rede vascular que pode se romper em caso de traumas ou acidentes ou traumas, gerando um hematoma.

hematoma subdural
hematoma subdural

Como o crânio é uma caixa rígida, fechada, os hematomas subdurais aumentam muito a pressão dentro do seu interior, levando a graves sintomas e, às vezes, até à morte.

A mortalidade causada por eles é muito alta e eles estão entre as principais causas de morte por enfermidades cerebrais.

Causas do Hematoma Subdural:

Ocorre quando uma veia se rompe entre o crânio e a superfície do cérebro. As principais causas disso são:

  • Queda;
  • Acidente de carro;
  • Golpe na cabeça;
  • Em casos raros pode ocorrer após uma punção lombar.

Tratamentos:

O tratamento para um hematoma subdural depende de seu tamanho, localização e velocidade de seu crescimento. Quando pequenos, os hematomas subdurais podem permanecer em companhamento e, por vezes, se curam sozinhos.

Alguns podem ser drenados por meio de um delgado cateter, através de um pequeno orifício no crânio cerebral. Os hematomas maiores ou que contenham grandes coágulos sanguíneos precisam que seja feita uma craniotomia (abertura cirúrgica do crânio), o que é raro.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário