Uretrite – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Uretrite – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos
4.7 (93.85%) 13 vote[s]

Uretrite – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Uretrite é a designação genérica para processos inflamatórios ou infecciosos da uretra (canal responsável por conduzir a urina da bexiga para o meio externo) masculina e feminina.

uretrite

As infecções que acometem a uretra têm grande importante para a saúde pública, pois muitas delas são causadas por patógenos transmissíveis durante o ato sexual, causando epidemias de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Dependendo da sua causa, os sintomas podem variar e, da mesma forma, o tratamento também deve ser feito de forma diferente, para garantir a cura. Assim, sempre que surgem sintomas de problemas urinários deve-se consultar o ginecologista ou o urologista para iniciar o tratamento adequado.

O que é Uretrite?

A Uretrite é a inflamação da uretra, o canal por onde a urina sai da bexiga. Pode ser causada por infecções bacterianas e virais, além de traumas. Entre os sintomas estão dor na micção (ato de expelir urina), ardor da uretra, corrimento de pus e urgência urinária.

A maioria dos casos desta deença são causados por doenças sexualmente transmissíveis e sua prevenção pode ser feita através do uso de preservativos. No entanto, a doença também pode ser causada por bactérias presentes no reto.

Tipos de Uretrite:

Historicamente, os médicos classificam Uretrite (infeciosa) em duas categorias, gonocócica, causada pela bactéria gonorrhea, e não gonocócica, causada por outros motivos diferentes da condição motivada pela bactéria gonorrhea.

Uretrite gonocócica é causada por uma bactéria Neisseria gonorrhoeae, sendo transmitida de pessoa para pessoa através da atividade sexual (vaginal, oral e sexo anal).

Uretrite não gonocócica é causada por todos os outros motivos que não incluem bactérias N. gonorreia. A causa mais frequente é a bactéria Chlamydia trachomatis, que causa a infecção por clamídia, transmitida sexualmente.

A gonocócica é uma das formas mais comuns de infecções sexualmente transmissíveis. Além de C. trachomatis, outras possíveis causas infeciosas de uma condição não gonocócica incluem Ureaplasma urealyticum, Mycoplasma genitalium e Trichomonas vaginalis.

Nem todos os tipos desta deoença são causados por uma infeção ou trauma. Artrite reativa (anteriormente conhecida como síndrome de Reiter) é uma doença inflamatória que geralmente tem três características:

  • Articulações dolorosas e inchadas;
  • Conjuntivite;
  • Estéril.

Causas da Uretrite:

A maior parte dos episódios são causados por uma infecção por bactérias que entram na pele em volta da abertura da uretra. As bactérias que geralmente causam o problema incluem:

  • E. coli e outras bactérias presentes nas fezes.
  • Gonococcus, que é sexualmente transmissível e causa a gonorreia.
  • Chlamydia trachomatis, que é transmitida sexualmente e causa clamídia.
  • O vírus herpes simplex (HSV-1 e HSV-2) também pode causar a condição.
  • Trichomonas são outra causa do problema. Estes são organismos unicelulares que podem ser sexualmente transmitidos.
  • Infecções sexualmente transmissíveis como gonorreia e clamídia são geralmente confinadas à uretra. Mas elas podem estender-se para os órgãos reprodutivos das mulheres, causando doença inflamatória pélvica.
  • Nos homens, por vezes, a gonorreia e clamídia causam epididimite, uma infecção do epidídimo, um tubo do lado de fora dos testículos. Ambas podem levar a infertilidade.

Sintomas da Uretrite:

Os sintomas da Uretrite gonocócica incluem:

  • Corrimento amarelo-esverdeado, em grande quantidade, purulento e com mau cheiro proveniente da uretra;
  • Dificuldade e ardor em urinar;
  • Vontade de urinar frequente com pouca quantidade de urina.

Os sintomas da Uretrite não-gonocócica incluem:

  • Pouco corrimento esbranquiçado, que se acumula após urinar;
  • Ardor ao urinar;
  • Coceira na uretra;
  • Discreta dificuldade em urinar.
  • Geralmente a Uretrite não-gonocócica é assintomática, isto é, não gera sintomas.

Diagnóstico da Uretrite:

A Uretrite pode ser diagnosticada por um médico, frequentemente o urologista.

São necessários exames laboratoriais para a identificação do tipo de infecção, já que o tratamento para a doença gonocócica não é efetivo para a não-gonocócica. Além disso, existe a possibilidade de o paciente ter ambas as infecções, e tratar apenas uma delas não resolveria o problema.

Pacientes sexualmente ativos frequentemente recebem tratamento para as causas mais comuns, gonorreia e clamídia, até que os exames confirmem a causa da infecção.

causas da uretrite

Tratamentos Para Uretrite:

O tratamento para Uretrite depende única e exclusivamente da causa exata. No caso de infecção viral, o médico prescreverá medicamentos antivirais e, no caso de infecção bacteriana, o uso de antibióticos será recomendado.

Para garantir que a Uretrite não se repetirá e, principalmente, que seu parceiro ou parceira também não desenvolva a infecção, é importante que ele ou ela também realizem os exames, mesmo que não haja sintomas.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *