Ansiedade – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Ansiedade – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Especialista do Cura Natural

Ansiedade – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Ansiedade é, basicamente, um mecanismo de defesa. É um sistema de alerta perante situações futuras que nos causam tensão, preocupação ou medo. É um mecanismo universal, presente em todas as pessoas, é normal, melhora o desempenho e a capacidade de antecipação e resposta.

causas da ansiedade

A função da Ansiedade é mobilizar o organismo, mantê-lo alerta e pronto para intervir contra os riscos e ameaças. Ela é como um mecanismo defensivo, é importante e não representa nenhum problema de saúde.

No entanto, em alguns casos, esse mecanismo funciona de forma excessiva, ou seja, causa transtornos físicos e psicológicos e pode se transformar em um distúrbio grave.

O que é Ansiedade?

A Ansiedade é uma emoção normal do ser humano, comum ao se enfrentar algum problema no trabalho, antes de uma prova ou diante de decisões difíceis do dia a dia. No entanto, este distúrbio excessivo pode se tornar uma doença, ou melhor, um distúrbio de Ansiedade.

Causas da Ansiedade:

A Ansiedade pode provir de choques intensos, devido a um acidente, um conflito ou um fracasso. Nos dias de hoje, devido ao estilo de vida cercado de estresse e pressões, cada vez mais pessoas sofrem desta condição. Este distúrbio é um sintoma característico dos estados depressivos, das neuroses (fobia, obsessão), das psicoses (delírio, esquizofrenia).

Ela também pode ser causada por certas doenças, como: doenças ou distúrbios cardíacos (incluindo angina de peito), insuficiência respiratória (por exemplo, asma) ou diabetes. Para esses pacientes, as crises de Ansiedade podem ocorrer, por exemplo, durante um esforço físico importante: caminhada rápida, subir escadas, etc.

O consumo abusivo de determinados medicamentos também pode desencadear as crises de angústia. É o caso das anfetaminas, dos barbitúricos, assim como os ansiolíticos (instalação de um círculo vicioso).As drogas (cocaína, cannabis) podem levar a este distúrbio ou crises de pânico. As causas hormonais, como hipertiroidismo podem também provocar este transtorno.

Sintomas da Ansiedade:

Ela é um tipo de emoção do ser humano, mas quando ocorre de forma extrema pode ser muito prejudicial à saúde e é possível identificar os sintomas no início de uma crise para assim poder procurar uma ajuda profissional adequada.

Conseguir identificar sintomas de uma crise e de seus transtornos pode ser muito útil para tomar cuidados adequados, os sintomas da Ansiedade podem ser físicos e também psicológicos, alguns dos sintomas são:

Sintomas Psicológicos:

  • Problemas para conseguir concentrar;
  • Tensão e nervosismo em excesso;
  • Medo constante;
  • Pensamentos Negativos;
  • Baixa Autoestima;
  • Irritabilidade.

Sintomas Físicos:

ansiedade

Tratamentos Para Ansiedade:

Os tratamentos mais comuns e mais conhecidos para amenizar a Ansiedade, também são as mais caras: sessões com psicólogos, psicológicos ou outros especialistas na área. Mas sendo realista, isso vai te tomar muito tempo e provavelmente, o especialista irá te indicar um medicamento.

Por isso, é preciso que você passe com algum profissional, compre o remédio recomendado e mantenha contato próximo com o profissional, para sempre estar apar de sua situação. Afinal, ninguém pode sair tomando medicamentos sem ao menos saber qual o grau do problema que está enfrentando.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *