Doenças e Tratamentos

Boca seca – o que é, causas, sintomas e tratamentos!

boca seca

A sensação de secura na língua aparece quando a pessoa tem problemas com boca seca, causada pela baixa produção de saliva. Além disso, a boca ressecada pode ter diversas origens e resultar em agravantes como mau hálito, língua seca, risco de gengivite, infecções, problemas na fala, deglutição, degustação e mastigação, além de incômodos como feridas na boca e lábios rachados.

boca seca
boca seca

O que é boca seca?

A boca seca (xerostomia) significa que você não produz saliva o suficiente para manter sua boca úmida. Além disso, todos podemos ter a boca ressecada, vez ou outra, especialmente se estamos apreensivos, tristes ou sob estresse.

Causando problemas de saúde mais sérios ou ainda indicar a existência de uma doença mais grave. Isto porque a saliva faz mais do que simplesmente manter a boca úmida ela ajuda a digerir o alimento, proteger os dentes das cáries, prevenir infecções ao controlar as bactérias da boca e tornar possível a mastigação e a deglutição.

Quais são as causas boca seca?

A boca seca pode ocorrer quando as glândulas que produzem saliva não funcionam adequadamente. No entanto,  algumas causas comuns incluem nervosismo, estresse, alguns medicamentos, envelhecimento, tratamento de câncer (radiação/quimioterapia), diabetes,doenças autoimunes como a síndrome de Sjorgren, tabagismo e uso de drogas, como a metanfetamina.

Além disso, a síndrome de Sjogren é uma doença crônica autoimune em que os leucócitos atacam as glândulas salivares, que produzem saliva, e as glândulas lacrimais, que produzem lágrimas.

Essa síndrome pode causar olhos secos, boca ressecada, fadiga e dor nas articulações. Também pode causar alterações em outros órgãos, como rins, sistema gastrointestinal, vasos sanguíneos, pulmões, fígado, pâncreas e sistema nervoso central.

Os problemas bucais que ocorrem são aumento de volume das glândulas salivares, cárie e doenças periodontais. Tenha boas práticas de higiene bucal e consulte o seu dentista para que ele faça limpezas profissionais regulares.

Quais são os sintomas da boca seca?

Todos sentem a boca seca às vezes, mas quando essa sensação não passa é porque talvez você tenha um problema em produzir saliva. Os sintomas de incluem:

  • Boca ou garganta seca;
  • Dificuldade para mastigar, deglutir, sentir gosto dos alimentos ou falar;
  • Sensação de queimação na boca;
  • Língua seca;
  • Lábios trincados;
  • Cárie;
  • Feridas na boca;
  • Mau hálito.

Qual é o tratamento?

O tratamento da boca seca depende muito do causador dessa condição. portanto, procure o seu dentista ou médico para determinar a causa. Se for causada pelo uso de medicamentos, o médico poderá trocar o medicamento ou ajustar a dose.

Se as suas glândulas salivares não estiverem funcionando bem, mas ainda puderem produzir um pouco de saliva, seu médico ou dentista poderá receitar um medicamento de uso livre ou sob que estimulam a produção de saliva. O seu médico ou dentista poderá sugerir que você use saliva artificial para manter a boca úmida.

causas da boca seca
causas da boca seca

Qual é a prevenção?

Existe uma série de medidas que podem te ajudar a minimizar a boca ressecada, incluindo:

  • Beber água ou bebidas sem açúcar ao longo do dia, e principalmente durante as refeições;
  • Evitar bebidas com cafeína, como café, chá e alguns refrigerantes;
  • Recomendação profissional de produtos de higiene bucal que irão ajudar na hidratação da boca;
  • Mascar chicletes sem açúcar para estimular o fluxo de saliva;
  • Evitar tabaco ou álcool;
  • Minimizar a ingestão de alimentos picantes ou salgados, que podem causar dor ou ardência em uma boca ressecada;
  • Evitar açúcar e alimentos ácidos;
  • Usar um umidificador à noite.

Sou graduada em Ciências Farmaceuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

1 comentário

  • […] contrário das amígdalas, que podem ser facilmente vistas abrindo a boca, você não pode ver as adenoides. Um médico deve usar um pequeno espelho ou instrumento especial […]

Deixe um comentário