Início » Doenças e Tratamentos » Peste negra – o que é, causas, sintomas e tratamentos!

Peste negra – o que é, causas, sintomas e tratamentos!

peste negra

A peste negra é uma condição de infecção bacteriana transmitida pela bactéria Yersinia pestis. Além disso, essa bactéria está presente em todos os continentes do mundo, menos na Oceania. Essa infecção ainda é transmitida quando humanos são mordidos por uma pulga infectada ou entram em contato com algum material infectado.

peste negra o que e, causas, sintomas e tratamentos
peste negra o que é, causas, sintomas e tratamentos

As primeiras notícias que se tem da peste foi durante a guerra entre genoveses e mongóis na cidade de Caffa (atual Teodósia), na Península da Crimeia, em 1346. Ao ver que os mongóis muçulmanos morriam, os genoveses atribuíam à doença à justiça divina, pois era um sinal inequívoco que Deus estaria do lado dos cristãos.

Causas de peste negra:

Peste bubônica causada, que afeta o sistema linfático, causará um inchaço nos nódulos linfáticos, que ficam inflamados e dolorosos um sintoma conhecido como “bubo”. Além disso, os bubões podem adquirir uma coloração azul-esverdeada devido à degeneração das células sanguíneas.

Em estágios avançados da infecção, os gânglios linfáticos inflamados podem se transformar em feridas abertas que transmitem a bactéria por contato.

Sintomas da peste negra:

Os sinais aparecem dentro de dois a sete dias após a exposição, mas ela pode levar a morte antes que os sintomas apareçam. Além disso, os sinais incluem:

  • Náuseas;
  • Dor abdominais;
  • Diarreia;
  • Hemorragia;
  • Febre e calafrios;
  • Extrema fraqueza.

Tratamentos:

Antibióticos e tratamento medicamentoso para alívio dos sintomas combatem em pacientes diagnosticados a tempo.

Durante o tratamento, o paciente precisam ser isolados. Além disso, medidas como localizar a fonte de infecção e aplicar iniciativas de saneamento também são necessárias.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

1 comentário

  • […] que consiste na alteração quantitativa anormal dos dedos das mãos (quirodáctilos) ou dos pés (pododáctilos). A pessoa afetada tem mais de cinco dedos em cada mão ou […]

Deixe um comentário