Artrite Séptica – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Artrite Séptica – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Artrite Séptica – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que muitos desconhecem. Além disso, a Artrite Séptica é uma infecção dolorosa em uma articulação. A infecção pode provir de germes que viajam pela corrente sanguínea de outra parte do seu corpo.

artrite septica

A Artrite Séptica também pode ocorrer quando uma lesão penetrante entrega germes diretamente na articulação.

Os lactentes e adultos mais velhos são mais propensos a desenvolver Artrite Séptica. Os joelhos são mais comumente afetados, mas a Artrite Séptica também pode afetar quadris, ombros e outras articulações.

A infecção pode prejudicar de forma rápida e severa a cartilagem e o osso dentro da articulação, pelo que o tratamento imediato é crucial. O tratamento envolve drenar a articulação com uma agulha ou cirurgicamente. Os antibióticos também são geralmente necessários para tratar a infecção.

Causas da Artrite Séptica:

A Artrite Séptica pode ser causada por infecções bacterianas, virais ou fúngicas. A infecção bacteriana com Staphylococcus aureus (estafilodroma) é a causa mais comum. Staph geralmente vive com uma pele mesmo saudável.

A Artrite Séptica pode se desenvolver quando uma infecção, como uma infecção da pele ou infecção do trato urinário, se espalha através da corrente sanguínea para uma articulação. Menos comumente, uma ferida por punção, injeção de drogas ou cirurgia em ou perto de uma articulação pode dar entrada de germes no espaço articular.

O revestimento das articulações (sinovial) tem pouca capacidade de se proteger contra a infecção. A reação do seu corpo à infecção – incluindo inflamação que pode aumentar a pressão e reduzir o fluxo sanguíneo dentro da articulação – contribui para o dano.

Sintomas da Artrite Séptica:

Apesar de existir diversos tipos de artrite, os sintomas costumam não variar muito. Eles são:

Como Diagnostica a Artrite Séptica?

A história clínica e o exame físico constituem o passo inicial para o diagnóstico da Artrite Séptica, mas ele pode ser complementado pelos seguintes testes de laboratório: análise e cultura do líquido articular (cor, consistência, volume e composição); exames de sangue; exames de imagem (radiografias e outros).

artrite septica causas

Quando há artrite, este líquido assume aspecto leitoso ou amarelado-esverdeado, frequentemente purulento, contendo grande número de células brancas e bactérias.

Tratamento Para Artrite Séptica:

O tratamento para Artrite Séptica é iniciado em internamento no hospital para permitir a injeção de antibióticos diretamente na veia e combater mais rapidamente as bactérias que estão causando o problema, controlando os sintomas.

Normalmente, o internamento dura cerca de 2 semanas e, nesse tempo, além dos antibióticos, o ortopedista pode ainda utilizar uma agulha para retirar o excesso de pus da articulação, permitindo aliviar a dor e diminuir o inchaço da articulação.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *