Aracnofobia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Cura Natural

Aracnofobia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos nesse artigo, você vai tirar todas suas dúvidas sobre essa doença. Além disso, a aracnofobia é um medo irracional e intenso das aranhas. Como em qualquer fobia, as pessoas que sofrem disso, chegam ao ponto de limitar sua vida cotidiana em função da mesma. É assim que costumam evitar qualquer lugar onde possam encontrar aranhas, determinando assim o lugar onde vivem, onde tiram férias e inclusive onde passam o tempo livre.

As pessoas que sofrem de aracnofobia ao enfrentar-se com uma aranha são invadidos por um forte temor que gera sudorese, taquicardia, náuseas, respiração rápida, entre outros. Se você sofre de aracnofobia, daremos aqui algumas recomendações que irão ajudar a superar esta fobia.

O que é Aracnofobia?

Aracnofobia ou o medo de aranhas é a fobia mais antiga e mais comum na cultura ocidental. A palavra Aracnofobia é derivada da palavra grega arachne, que significa aranhas. A resposta a aranhas exibida por um indivíduo aracnofóbico pode parecer irracional para outros e muitas vezes para o próprio doente.

Causas da Aracnofobia:

Os cientistas que estudaram esse medo de aranhas explicam que pode ser um resultado da seleção evolutiva. Isto significa que Aracnofobia é uma resposta evolutiva, já que desde sempre aranhas, especialmente as mais venenosas, têm sido associadas a infecções e doenças. Assim, o medo de aranhas desencadeia uma resposta de repulsa em muitos indivíduos.

Um estudo realizado no Reino Unido com 261 adultos mostrou que cerca de 32% das mulheres e 18% dos homens no grupo se sentiram ansiosos, nervosos ou extremamente assustados quando confrontados com uma aranha (real ou em imagens).

Sintomas de Aracnofobia:

Os sintomas iniciais da aracnofobia ou o medo de aranhas podem aparecer em sua infância ou adolescência. No entanto, na sequência de um episódio traumático, alguns ou todos dos seguintes sintomas podem estar presentes em todas as idades, quando o doente é confrontado com o objeto da fobia:

  • Aumento da freqüência cardíaca;
  • Tontura;
  • Sensação de enlouquecer e perder o controle;
  • Dor no peito;
  • Sensação de asfixia;
  • Incapacidade de distinguir entre realidade e irrealidade;
  • Tremor;
  • Sudorese;
  • Pensamentos de morte;
  • náuseas ou outros distúrbios gastrointestinais.

Em alguns indivíduos aracnofóbicos, estes sintomas podem ser desencadeados apenas antecipando o contato com uma aranha. Mesmo a visão ou menção de teias de aranha podem desencadear tal resposta.

Tratamento Para Aracnofobia:

Pessoas com medo de aranhas com uma aversão extrema a essas criaturas, podem ser afetados negativamente em sua vida diária. Esses indivíduos apresentam uma necessidade ativa de evitar áreas onde as aranhas possam estar presentes, já que elas são os animais-objeto do temor.

Assim como também ocorre na Catsaridafobia medo de baratas, Cinofobia o medo de cachorros e diversas outras zoofobias. A combinação de terapia, aconselhamento e medicamentos é uma estratégia a ser utilizada para tratar esse medo.

É importante que se procure agressivamente o tratamento escolhido para que ele seja eficaz. Medicamentos como os benzodiazepínicos são úteis na redução da intensidade das reações na presença de aranhas, mas eles devem ser usados com moderação e sob supervisão médica. As técnicas de relaxamento como meditação e reafirmações positivas também formam uma parte essencial da terapia.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *