Doenças e Tratamentos Ana Karolynne Goncalve

As 5 Principais Diferenças Entre Dor de Cabeça e Enxaqueca

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

As 5 Principais Diferenças Entre Dor de Cabeça e Enxaqueca que você ainda não conhece. Além disso,  ainda que aconteça sem motivo aparente, uma dor na cabeça é sempre causa de incômodo e, algumas vezes, de preocupação. Embora pareça que todas sejam iguais, essas dores podem se dividir em quadros diferentes que variam de acordo com a intensidade e frequência de ocorrência, por exemplo.

diferença entre dor de cabeça e enxaqueca Nesse sentido, Dor de Cabeça e Enxaqueca estão entre as principais opções frequentemente confundidas e levadas como se fossem a mesma coisa. Para que você não se confunda mais, entenda quais são as diferenças entre a Dor de Cabeça e Enxaqueca!

Descubra se é enxaqueca ou Dor de Cabeça:

Existem dois tipos de Dores de Cabeça: a cefaleia tensional e a Enxaqueca. A primeira ocorre, geralmente, por ansiedade, estresse, cansaço e outros fatores, e é facilmente tratada com analgésicos. E essas mesmas condições podem desencadear a Enxaqueca. Por isso, é importante saber qual o motivo da dor.

Como Diferenciar a Dor de Cabeça da Enxaqueca:

Há uma série de diferenças entre elas: duração, intensidade e localização da dor. “A Enxaqueca pode vir acompanhada de vômitos e náuseas, sensibilidade à luz, barulhos e odores, durar horas a três dias, provocar dores de forma latejante e pulsátil, e, normalmente, em apenas um dos lados da cabeça.

dor de cabeça ou enxaquecaA Dor de Cabeça, por sua vez, não costuma causar náuseas e vômitos, durante de 30 minutos a sete dias, tem intensidade fraca ou moderada e acomete os dois lados da cabeça, além da região da nuca, provocando a sensação de pescoço preso.

Tratamentos Caseiros Para Dor de Cabeça:

Se os problemas são distintos, o tratamento também deve ser. “No caso da Dor de Cabeça, sugerimos atividades que proporcione relaxamento, como os alongamentos, massagens, medicamentos que ajudem no combate à Dor de Cabeça e medidas fisioterápicas.

Já para os que sofrem de Enxaqueca, indicamos cuidar melhor do sono, manter uma alimentação equilibrada – evitando alimentos como maionese, ketchup, embutidos e cafeína – e prática regular de exercícios.

diferença entre dor de cabeça e enxaqueca Pesquisas concluíram, inclusive, que atividades aeróbicas combinadas a medicamentos, como a amitriptilina, contribui para a prevenção da Enxaqueca. Confira as Seguintes Os Seguintes Remédios Caseiros Para Tratar a Dor de Cabeça:

1. Água quente:

  • Você pode optar por colocar uma bolsa térmica na nuca ou ao redor do pescoço.
  • Esta técnica ajudará a relaxar muito a tensão.
  • Também pode optar por tomar um banho com água morna e aplicar sais de lavanda.

2. Gelo:

  • Coloque alguns cubos de gelo em uma bolsa selada e cubra com um pano.
  • Coloque na testa ou diretamente onde tenha o mal-estar durante 20 minutos.
  • Este remédio é efetivo e rápido contra a Dor de Cabeça, além de ajudar a recuperar a boa circulação.

3. Tomar Água:

  • Como contamos antes, muitas vezes a Dor de Cabeça é originada por desidratação.
  • O recomendado é tomar alguns copos de água, preferivelmente a temperatura ambiente.
  • Consumir alimentos ricos em água, tais como melancia, e verduras como o pepino e a abóbora que contêm altas quantidades de água.

Tratamentos Caseiros Para Enxaqueca:

Um bom remédio caseiro para Enxaqueca consiste em tomar o chá das sementes de girassol, pois possuem propriedades calmantes e protetoras para o sistema nervoso que aliviam rapidamente a dor e outros sintomas como náuseas ou zumbido no ouvido. As causas da Enxaqueca são muito variadas e, por isso, é importante sempre que possível evitar o contato com a causa, que pode ser o uso de café ou a exposição solar prolongada, por exemplo. Confira Os Seguintes Remédios Caseiros Para Tratar a Enxaqueca:

1. Outro remédio caseiro para enxaqueca:

  • Encha uma bolsa com água e gelo.
  • Deite-se com as solas dos pés tocando a bolsa com água gelada e cubra com um lençol.
  • Permaneça assim de 30 minutos à uma hora.

2. Vinagre de maçã para eliminar a dor de cabeça:

  • Aparece novamente este líquido mágico!
  • Tomar duas colheres de sopa de vinagre de maçã pode aliviar a Enxaqueca.
  • Deve ser dissolvido em um copo de água para que não seja tão forte o sabor.

3. Aromaterapia Para Aliviar Enxaquecas:

  • Aromaterapia pode ser boa para aliviar a Enxaqueca.
  • Em uma panela com água fria, coloque 5 gotas de óleo essencial de lavanda.
  • Umedeça um pano com água e coloque no pescoço ou na cabeça.

Quanto mais multidisciplinar for o tratamento, melhor será o resultado do paciente, lembrando que cada indivíduo responde de forma diferente a cada medicação e demais terapias, que devem ser moduladas de acordo com a sua evolução.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Sobre o autor | Website

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.