Início » Doenças e Tratamentos » Língua negra cabeluda – o que é, causas, sintomas e tratamentos!

Língua negra cabeluda – o que é, causas, sintomas e tratamentos!

língua negra cabeluda

A língua negra cabeluda é uma patologia bucal que possui a aparência bastante constrangedora, onde apresenta um aspecto peludo e negro na superfície dorsal da língua.

lingua negra cabeluda o que e, causas, sintomas e tratamentos
língua negra cabeluda o que é, causas, sintomas e tratamentos

Na realidade não possui pelos na língua mas sim pequenas saliências chamadas papilas, que crescem ao decorrer da vida. Em algumas pessoas as papilas acabam crescendo mais do que o normal, fazendo com que fiquem longas dando um aspecto de pelagem.

Essas papilas devido ao seu crescimento exagerado acabam ficando mais propensas a abrigar bactérias e/ou fungos que após seu crescimento deixam a língua com a coloração preta podendo também ficar cinza ou marrom.

O que é língua negra cabeluda?

É uma condição quando a superfície dorsal da língua está manchada de preto, é anormalmente escura ou se torna com aparência peluda. O termo médico para esta condição é a “Língua negra peluda”.

Além da aparência alterada da língua, não há nenhuma manifestação clínica em indivíduos com a língua negra cabeluda, exceto quando há o crescimento da levedura Candida albicans, que pode ocasionar uma sensação de queimação na língua (glossopirose).

Causas da língua negra cabeluda:

Nem sempre é possível determinar a causa da língua pilosa negra. Todavia, as possíveis causas abrangem:

  • Mudança da flora bacteriana da cavidade oral ou fermentação de detritos após o uso de antibióticos;
  • Má higiene oral;
  • Respiração oral;
  • Uso de fármacos compostos por bismuto;
  • Realização regular de bochechos com substâncias que contêm agentes antioxidantes;
  • Uso intenso de tabaco;
  • Consumo exagerado de café ou chá;
  • Produção insuficiente de saliva.

É mais comum em indivíduos do sexo masculinos, usuários de drogas e em HIV positivos.

Sintomas da língua negra cabeluda:

O sintoma mais evidente desta condição é a presença de longas cadeias de papilas na superfície dorsal da língua. Isto pode ser simplesmente irritante para a pessoa ou se estiver coberto gomos infectadas, então ele pode levar a dor e a inflamação ou ulceração.

Se as bactérias infectam estes papilas, em seguida, muitas vezes há a descoloração da língua, o que torna a linguagem da cor preta. Esta condição é muitas vezes acompanhada de mau hálito. A pessoa pode também se queixam de sensação de sabor anormal na boca.

Pode haver uma acumulação de alimentos na superfície da língua, aumentando assim o risco de infecção na região. Em casos raros, se o gosto de ser muito longo, você poderia, então, levar a uma sensação de mal estar na minha garganta.

causas da lingua negra cabeluda
causas da língua negra cabeluda

Tratamentos:

Na maioria dos casos, a língua negra cabeluda não tem que ser tratada em todos os. É uma condição que geralmente desaparece por si só. O hábito regular de escovar os dentes e a língua irá ajudar a remover leveduras e bactérias em excesso.

Se você é um fumante, É uma boa ideia parar, Já que mesmo que desta vez é resolvido por si só, Você pode retornar se você ainda está praticando os mesmos hábitos. É aconselhável beber muita água durante o dia para ajudar a liberação.

Uma dieta rica em fibras superior também pode ajudar a eliminar o excesso de microrganismos. Aqueles que estão em uma dieta macia são mais propensos a desenvolver a língua negra pilosa, como o alimento macio não tem o mesmo efeito na remoção de detritos na boca.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário