Doenças e Tratamentos

Vitiligo – o que é, causas, sintomas e tratamentos!

vitiligo

O vitiligo é uma doença que causa perda da cor da pele devido à morte das células que produzem a melanina. Assim, à medida que se desenvolve, a doença provoca manchas esbranquiçadas por todo o corpo, principalmente nas mãos, pés, joelhos, cotovelos e região íntima e, embora seja mais comum na pele, o vitiligo também pode afetar outros locais com pigmento, como o cabelo ou o interior da boca, por exemplo.

Deve-se lembrar que esta doença não é contagioso, entretanto, pode ser hereditário e ser mais comum entre membros da mesma família.

vitiligo
vitiligo

O que é vitiligo?

Além disso, o vitiligo é uma condição na qual a pele perde suas células pigmentares (melanócitos). Isso pode resultar em manchas descoloridas em diferentes áreas do corpo, incluindo a pele, cabelo e mucosas.

Quais são as causas do vitiligo?

A melanina é o pigmento que confere à pele sua cor característica. Além disso, o vitiligo é causado por uma perda de pigmento na pele, devido à destruição das células formadoras de pigmento, conhecidas como melanócitos.

Quais são os sintomas do vitiligo?

O vitiligo se caracteriza por manchas brancas envoltas por uma borda hiper-pigmentada ele generalizado geralmente as manchas aparecem nas axilas, no dorso das mãos, no rosto (geralmente ao redor da boca, olhos, nariz), juntas ( joelhos, cotovelos, juntas dos dedos, e genitais.

Além disso, a também podem aparecer em áreas com lesões, principalmente em áreas de atrito como pescoço, ombros e pulsos. Existem outros tipos mais raros: segui mental (apenas em um lado do copo, focal (somente em um local), mucosal (nas mucosas), universal (praticamente a pele. inteira é despigmentada).

Como é feito o tratamento?

Para tratar o vitiligo deve ser orientado por um dermatologista pois é necessário testar várias formas de tratamento, como fototerapia ou aplicação de cremes e pomadas com remédios corticoides e/ou imunossupressores, para entender qual a melhor opção em cada caso.

Além disso, é ainda importante ter alguns cuidados como evitar a exposição solar excessiva e utilizar um protetor sol com fator de proteção alto, pois a pele. afetada é muito sensível e pode queimar facilmente. Portanto, conheça um dos medicamentos mais utilizados no tratamento deste problema de pele.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário