Vitiligo – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Vitiligo – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que todos devemos saber. Além disso, o  Vitiligo é uma doença que causa perda da cor da pele devido à morte das células que produzem a melanina. Assim, à medida que se desenvolve, a doença provoca manchas esbranquiçadas por todo o corpo, principalmente nas mãos, pés, joelhos, cotovelos e região íntima e, embora seja mais comum na pele, o Vitiligo também pode afetar outros locais com pigmento, como o cabelo ou o interior da boca, por exemplo.

Apesar da sua causa ainda não estar esclarecida, sabe-se que está relacionada a alterações da imunidade, e pode ser desencadeada por situações de estresse emocional. Deve-se lembrar que o Vitiligo não é contagioso, entretanto, pode ser hereditário e ser mais comum entre membros da mesma família.

O que é Vitiligo:

Sua principal característica é a perda da coloração da pele, sendo uma doença cutânea que faz surgirem manchas sobre ela, esta doença não é contagiosa. As lesões formam-se por causa da diminuição ou ausência de melanócitos (as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.

As causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas, mas fenômenos autoimunes parecem estar associados ao Vitiligo. Além disso, alterações ou traumas emocionais podem estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam a doença.

Quais são as Causas do Vitiligo:

O Vitiligo ainda têm suas causas desconhecidas, mas especialistas sabem que a doença ocorre quando as células formadoras de melanina (melanócitos) morrem ou deixam de produzi-la, perdendo então o este pigmento que dá cor à pele, ao cabelo e aos olhos.

Também não se sabe o porquê esses melanócitos param de cumprir sua função, contudo, acredita-se que o ele deva ser uma doença autoimune, ou seja, o próprio sistema imunológico do paciente ataca e destrói esses melanócitos.

Sintomas do Vitiligo:

O Vitiligo se caracteriza por manchas brancas envoltas por uma borda hiper-pigmentada.No Vitiligo generalizado geralmente as manchas aparecem nas axilas, no dorso das mãos, no rosto (geralmente ao redor da boca, olhos, nariz), juntas ( joelhos, cotovelos, juntas dos dedos,…) e genitais. Também podem aparecer em áreas com lesões, principalmente em áreas de atrito como pescoço, ombros e pulsos.

Sua extensão varia de pessoa para pessoa: elas podem ser isoladas ou podem cobrir uma grande parte do corpo.Aproximadamente 10 a 20% das pessoas com ela vivenciam a repigmentação espontânea de algumas áreas.Existem outros tipos mais raros de Vitiligo: segui mental (apenas em um lado do copo, focal (somente em um local), mucosal (nas mucosas), universal (praticamente a pele. inteira é despigmentada).

Como é Feito o Tratamento:

O tratamento para Vitiligo deve ser orientado por um dermatologista pois é necessário testar várias formas de tratamento, como fototerapia ou aplicação de cremes e pomadas com remédios corticoides e/ou imunossupressores, para entender qual a melhor opção em cada caso.

Além disso, é ainda importante ter alguns cuidados como evitar a exposição solar excessiva e utilizar um protetor sol com fator de proteção alto, pois a pele. afetada é muito sensível e pode queimar facilmente. Conheça um dos medicamentos mais utilizados no tratamento deste problema de pele.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *