Início » Doenças e Tratamentos » Cisto Folicular – o que é, causas e tratamentos!

Cisto Folicular – o que é, causas e tratamentos!

cisto folicular

O cisto folicular muitas vezes é indolor e inofensivo eles não são cancerígenos. Além disso, eles costumam resolver por conta própria, dentro de alguns ciclos menstruais. Você pode nem perceber que você tem um Cisto Folicular. Em casos raros, os eles podem levar a complicações que requerem atenção médica.

cisto folicular
cisto folicular

O que é cisto folicular?

O Cisto Folicular também é conhecido como cisto ovariano benigno ou cisto funcional é um bolso de tecido cheio de líquido que pode se desenvolver nos seus ovários geralmente ocorre em mulheres em idade reprodutiva, como resultado da ovulação.

É raro que as meninas pré-púberes desenvolvam este tipo cisto. Além disso as mulheres pós-menopáusicas não as recebem. Qualquer cisto que ocorre em uma mulher após a menopausa precisa ser avaliado.

Quais são os sintomas de cisto folicular?

A maioria dos cistos não causam sintomas. No entanto se o cisto folicular for muito grande ou sangrar, cisto hemorrágico, alguns sintomas podem surgir.

  • Sensibilidade nos seios;
  • Mudanças no comprimento do seu ciclo menstrual;
  • Dor na parte inferior do abdômen;
  • Pressão ou inchaço na parte inferior do abdômen;
    náusea ou vômito.

Como Diagnosticar um Cisto Folicular?

A maioria dos cistos são assintomáticos e somem sozinhos, sem tratamento. Em alguns casos, o médico pode descobrir durante um exame físico rotineiro. Se você está idade fértil, for saudável e não exibir nenhum sintoma, seu médico provavelmente esperará que o cisto suma sozinho.

Ele pode monitorá-la algum tempo para ter certeza de que o cisto não está crescendo. Esse monitoramento é feito através de ultrassonografia. Se você está sofrendo com dor na parte inferior do abdômen ou outros sintomas, seu médico pode realizar um exame pélvico para diagnosticar a causa.

Além disso,  dependendo do quadro, além do ultrassom o médico pode solicitar ressonância magnética. É importante que seu médico faça um diagnóstico preciso. Os sintomas de um cisto hemorrágico, que rompeu, são frequentemente semelhantes aos da apendicite. A dor pode ser bem intensa.

Qual é o tratamento para os cistos foliculares?

Se um cisto folicular for descoberto, mas não causar sintomas, o médico pode esperar que ele suma sozinho. Na maioria dos casos é o que acontece. O acompanhamento para monitorar. No entanto é necessário para ter certeza que ele não está crescendo e se enchendo cada vez mais de fluído.

Se você desenvolve um cisto folicular que se torna suficientemente grande para causar dor ou bloquear o suprimento de sangue em suas trompas de Falópio ou ovários, seu médico pode recomendar a cirurgia. A cirurgia também pode ser recomendada se você desenvolver qualquer tipo de cisto depois de ter passado pela menopausa. Para ajudar a prevenir futuros cistos, seu médico pode prescrever contraceptivos ou outros tratamentos para gerenciar seus níveis hormonais.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário