Malária – O que é, Sintomas e Prevenção

Revisado por

Educação Física pela UGF

Especialista do Cura Natural

Malária – O que é, Sintomas e Prevenção se prevenir e sempre Melhor. Alem disso, A malária é uma doença causada por um parasita, transmitida pela mordida de mosquitos infectados. A malária produz ataques recorrentes de calafrios e febre. A malária mata cerca de 660 mil pessoas por ano.

Embora a doença seja incomum em climas temperados, a malária ainda prevalece em países tropicais e subtropicais. As autoridades mundiais de saúde estão tentando reduzir a incidência de malária distribuindo redes de cama para ajudar a proteger as pessoas contra mordidas de mosquitos enquanto dormem. Cientistas de todo o mundo estão trabalhando para desenvolver uma vacina para prevenir a malária.

Se você estiver viajando para locais onde a malária é comum, tome o medicamento preventivo antes, durante e após a sua viagem. Muitos parasitas da malária agora são imunes aos medicamentos mais comuns utilizados para tratar a doença.

Sintomas da Malária:

A infecção por malária geralmente é caracterizada por ataques recorrentes com os seguintes sinais e sintomas:

  • Calafrios moderados a severos
  • febre alta
  • Sudorese

Outros Sinais e Sintomas Podem incluir:

Os sinais e sintomas de malária geralmente começam dentro de algumas semanas depois de serem mordidos por um mosquito infectado. No entanto, alguns tipos de parasitas da malária podem ficar dormentes em seu corpo por até um ano.

O que é Malária?

A malária é uma doença grave, às vezes fatal, disseminada por mosquitos e causada por um parasita. A malária foi um importante risco para a saúde nos EUA até que foi eliminada por vários programas no final da década de 1940. A doença apresenta sintomas gripais que incluem febre alta e calafrios .

Existem Três Aspectos Necessários Para o Ciclo de Vida da Malária:

O mosquito Anopheles carrega o parasita e é onde o parasita começa seu ciclo de vida.
O parasita ( Plasmodium ) tem subespécies múltiplas, cada uma causando uma severidade diferente dos sintomas e respondendo a diferentes tratamentos.
O parasita primeiro viaja para o fígado de um ser humano para crescer e se multiplicar. Em seguida, viaja na corrente sanguínea e infecta e destrói os glóbulos vermelhos .

Causas da Malaria:

A malária é causada por um tipo de parasita microscópico que é transmitido mais comumente por picadas de mosquito.

Ciclo de Transmissão de Mosquito:

Mosquito não infectado: Um mosquito se torna infectado alimentando-se com uma pessoa que sofre de malária.

Transmissão de parasita: Se você é a próxima pessoa que esta picada de mosquito, pode transmitir parasitas de malária para você.

No Fígado: Os parasitas, em seguida, viajam para o seu fígado – onde alguns tipos podem permanecer dormentes durante um ano.

Na corrente Sanguínea: Quando os parasitas amadurecem, deixam o fígado e infectam os glóbulos vermelhos. Isto é, quando as pessoas geralmente desenvolvem sintomas de malária:

A próxima Pessoa: Se um mosquito não infectado morde neste momento no ciclo, ele será infectado com seus parasitas da malária e pode espalhá-los para a próxima pessoa que morde.

Outros Modos de Transmissão:

Como os parasitas que causam malária afetam os glóbulos vermelhos, as pessoas também podem pegar a malária contra exposições ao sangue infectado, incluindo:

  • Da mãe ao feto
  • Através de transfusões de sangue
  • Ao compartilhar agulhas usadas para injetar drogas

Como os Médicos Diagnosticam a Malária?

Os sintomas da malária podem imitar muitas outras doenças, incluindo a gripe ou uma síndrome viral. Portanto, é importante investigar sobre um histórico de viagens recentes para uma área endêmica ou outras exposições possíveis.

O diagnóstico definitivo é feito observando o sangue de um paciente infectado ao microscópio (esfregaço de sangue) e identificando a presença do parasita. O sangue do paciente é preparado sob um slide com uma mancha específica para ajudar a identificar o parasita. Este é o teste mais amplamente realizado e aceito.

Testes rápidos de diagnóstico (testes de antígenos) estão disponíveis, que podem dar o diagnóstico em alguns minutos. Recomenda-se que um teste positivo seja seguido com um exame de esfregaço de sangue.

Como se Preveni da Malaria:

Se você estiver viajando para um local onde a malária é comum, fale com seu médico alguns meses antes do tempo sobre drogas que você pode tomar – antes, durante e depois da sua viagem que podem ajudar a protegê-lo contra os parasitas da malária.

Em geral, as drogas tomadas para prevenir a malária são os mesmos medicamentos utilizados para tratar a doença. Seu médico precisa saber onde você estará viajando para que ele ou ela possa prescrever o medicamento que funcionará melhor no tipo de parasita da malária mais comumente encontrada nessa região.

Ainda não há Vacina Para o Tratamento da Malaria:

Cientistas de todo o mundo estão tentando desenvolver uma vacina segura e eficaz para a malária. No entanto, ainda não existe uma vacina contra a malária aprovada para uso humano.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *