Início » Doenças e Tratamentos » Urticária aquagênica – o que é, causas, sintomas e tratamentos!

Urticária aquagênica – o que é, causas, sintomas e tratamentos!

urticária aquagênica

O que é urticária aquagênica, o que causa e quais são seus tratamentos, para que você possa tratar dessa condição. Além disso, todo mundo já ouvir falar em alergias bizarras, mas é bem provável que você se surpreenda com a urticária aquagênica.

urticária aquagênica
urticária aquagênica

A doença que pode ser descrita como urticária em que a alergia seria à água. Dessa forma, um simples banho pode ser uma experiência bem desagradável para as pessoas que sofrem com essa doença. Continue lendo e saiba tudo sobre esta doença.

O que é urticária aquagênica?

A urticária aquagênica é uma forma rara de urticária física. Esta condição faz com que uma erupção cutânea apareça sempre que o paciente entra em contato com a água. Comichão e dor também podem estar presentes.

Esta condição aparecerá independentemente da condição ou temperatura da água, embora não haja presença de lesão de pele para diferenciar esta condição de prurido aquagenico ou aquadynia.

Ela tende a afetar as mulheres mais que os homens, embora os pacientes infantis sejam igualmente suscetíveis a essa condição. Os pacientes que passam pela puberdade são os mais propensos a manifestar sintomas desta condição.

Causas da urticária aquagênica:

A urticária pode ser causada por uma variedade de fatores. A condição se desenvolve devido à liberação de substâncias químicas, como histaminas, fator ativador de plaquetas e citocinas (exemplo de bradicinina), a partir de células inflamatórias chamadas mastócitos e basófilos.

Ela é uma forma de urticária física que ocorre após um gatilho conhecido, que é o contato com a água neste caso. No entanto, a razão exata para o desenvolvimento deste tipo de condição de pele não é bem compreendida.

Os pesquisadores acreditam que a causa pode ser devido à presença de uma substância desconhecida na pele que reage com a água para causar a colmeia.

Ou, os pesquisadores pensam que pode ser devido a uma substância desconhecida que é dissolvida em água desencadeando uma reação adversa após contato com a pele (sensibilidade da pele a certos compostos de água dissolvida).

A temperatura, fonte e tipo de água (como água potável, água do mar ou água clorada) não parece ter influência na sua causa. A maioria dos casos são conhecidos por ocorrer aleatoriamente (esporadicamente); embora, muito raramente, uma história familiar da condição tenha sido relatada na literatura médica.

Sintomas da urticária aquagênica:

A urticária aquagênica é uma condição rara em que urticária com coceira se desenvolve rapidamente após a pele entrar em contato com a água, independentemente da sua temperatura. As colmeias associadas à urticária aquagênica são tipicamente pequenas (aproximadamente 1-3 mm), de cor vermelha ou de pele (chamados pápulas) com bordas claramente definidas.

A erupção cutânea mais comumente se desenvolve no pescoço, tronco e braços superiores, embora possa ocorrer em qualquer parte do corpo. Algumas pessoas têm comichão também. Uma vez que a fonte de água é removida, a erupção cutânea geralmente desaparece dentro de 30 a 60 minutos.

urticaria aquagenica
urticária aquagênica

Tratamentos da urticária aquagênica:

Devido à raridade da condição, há dados muito limitados sobre a eficácia de tratamentos individuais para a urticária aquagênica. Os seguintes foram utilizados para tratar a urticária aquagênica com sucesso variável:

  • H1 anti-histamínicos
  • Propranolol
  • Ultravioleta B (UVB) tratamentos leves (também chamado de fototerapia)
  • Stanozolol (um esteróide anabólico )
  • Cremes que servem de barreira entre a água e a pele
  • Uma dose baixa de um inibidor seletivo da recaptação de serotonina, em combinação com ciproheptadina e metscopolamina
  • Banho com bicarbonato de sódio (0,1-0,5 kg / banho).

O principal tratamento para essa doença é um só: ficar o mais longe possível da água. Porém, é claro que as pessoas precisam tomar banho e para que isso não seja um sofrimento sem fim, é necessário usar truques como usar vaselina, por exemplo.

Por favor, fale com o seu médico se tiver alguma dúvida sobre o seu plano de tratamento pessoal.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário