Gastrite Aguda – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Gastrite Aguda – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos
5 (100%) 3 vote[s]

Gastrite Aguda – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que muitas pessoas desconhecem. Além do mais, a Gastrite Aguda costuma ser passageira, com um processo inflamatório transitório que se inicia com uma irritação da mucosa estomacal. Na maior parte dos casos de Gastrite Aguda é encontrada a bactéria Helicobacter Pylori no estômago.

Gastrite Aguda No entanto, não é possível determinar se a bactéria causou o quadro infeccioso ou se a gastrite criou um ambiente adequado para o crescimento da bactéria.

Assim, para evitar um novo episódio de Gastrite Aguda é necessário tratar a bactéria e a gastrite ao mesmo tempo. Quando não tratada adequadamente, a Gastrite Aguda pode apresentar complicações, como o desprendimento da mucosa superficial, o que causa um sangramento gastrointestinal e agrava o quadro clínico do paciente.

Causas da Gastrite Aguda:

Alguns fatores de risco podem aumentar as chances de uma pessoa desenvolver a gastrite; conheça-os abaixo.

Analgésicos: O uso excessivo de analgésicos interfere na produção da substância responsável por proteger o revestimento do estômago.

Faixa etária: Quanto mais idade a pessoa tiver, maiores são as chances de desenvolver a gastrite, pois o revestimento do estômago tende a ficar mais flácido e frágil com o passar do tempo. Pessoas mais velhas também têm mais chances de infecção por vírus e bactérias, podendo até mesmo desenvolver doenças autoimunes, que causam danos à parede estomacal.

Alcoolismo: O consumo exagerado de bebidas alcoólicas inflama o revestimento estomacal, causando danos nos sucos gástricos produzidos pelo estômago.

Estresse: O estresse eleva os danos causados à parede do estômago.

Doenças Autoimunes: os anticorpos atacam as células que compõem o revestimento estomacal, esse é um problema que geralmente acomete pessoas que já possuem distúrbios autoimunes.

HIV/ AIDS: pessoas que são infectadas com o vírus do HIV, causador da AIDS, apresentam algumas falhas no sistema imunológico e estão sujeitas à ação de outros vírus e bactérias.

Drogas: O consumo de algumas drogas também pode causar a gastrite.

Sintomas de Gastrite Aguda:

Pode começar com uma leve queimação no estômago. E se transformar em uma sensação de azia, consequentemente, transformada numa sequência de dor que impede a pessoa até de se manter em pé. Se não tratada, pode virar um problema maior.

Gastrite Aguda O que é Em casos extremos, há o risco de morte. Em casos mais complicados para chegar ao diagnóstico mais preciso, com necessidade de realizar uma biópsia, para uma análise mais aprofundada via microscópio.

Outros sintomas também podem identificar a gastrite, são eles:

  • Arrotos.
  • Desconforto na região abdominal.
  • Dor na região abdominal superior.
  • Dor de cabeça.
  • Enjoo.
  • Emagrecimento.
  • Falta de apetite.
  • Fezes escuras e vômito de sangue ou material semelhante à borra de café quando em casos
  • de sangramento da parede do estômago.
  • Fraqueza.
  • Gases.
  • Indigestão.
  • Refluxo.
  • Vômito ou ânsia de vômito.

Tratamentos Para Gastrite Aguda:

Nunca se automedique. O tratamento adequado deve sempre ser indicado pelo médico, que irá avaliar qual o tipo de gastrite do paciente e qual a medicação e alimentos indicados para cada caso. É importante seguir algumas dietas e evitar alguns alimentos e bebidas como alimentos gordurosos e frituras, sucos de frutas ácidas como laranja, limão, abacaxi, acerola, entre outros.

Alimentos em conservas, café, chocolates, bebidas alcoólicas e gasosas, como refrigerantes, também devem ser evitados, principalmente durante o tratamento, pois o consumo destes provavelmente levará o paciente a ter uma crise de dores e todos os sintomas que relacionam a doença.

Medicamentos que poderão ser indicados pelo médico para melhora dos sintomas:

Antiácidos: Hidróxido de alumínio, Carbonato de cálcio ou Hidróxido de magnésio, pois aumentam o pH gástrico, aliviando as lesões sobre a mucosa e diminuindo a inflamação do estômago.

Antibióticos: Claritromicina, Amoxicilina ou Metronidazol são usados quando a gastrite é provocada pela infecção de H. Pylori.

Protetores gástricos: Omeprazol, Nexium, Pariet ou Tecta são utilizados para criar uma barreira protetora no estômago que diminui a irritação da membrana do estômago, especialmente no caso de úlcera.

Remédios que diminuem a quantidade de ácido: Ranitidina ou Cimetidina bloqueiam o funcionamento das células do estômago que produzem ácido, reduzindo a sua quantidade no estômago.

Remédios Caseiros Para Gastrite Aguda:

Existem alguns remédios caseiros para aliviar os sintomas da Gastrite, um deles é tomar o suco da batata, puro e em jejum.

Outro remédio caseiro excelente para gastrite é o chá de espinheira-santa, que é uma planta medicinal que ajuda a diminuir a acidez estomacal e a regenerar o funcionamento do estômago, este deve ser fervido.

Outros exemplos de remédio caseiros para gastrite são:

Para a Gastrite Aguda pode utilizar o chá de camomila, de flor de maracujá e de alfazema são ótimos remédios medicinais.

A camomila possui propriedades calmantes que acalmam as paredes do estômago e o sistema nervoso auxiliando o controle das emoções e o estresse.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *