Escabiose – O que é, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Dermatologia Graduada pela Unicamp

Especialista do Cura Natural

O que é Escabiose, quais são seus sintomas e tratamentos fique atento. Além disso, todos os anos, a escabiose afeta milhões de pessoas de todas as raças, idades e status socioeconômico. É altamente contagioso, sendo facilmente espalhado através de contato físico próximo e compartilhando roupas de cama, roupas e móveis infestados de ácaros.

EscabioseEstima-se que a escabiose infecta mais de 300 milhões de humanos em todo o mundo a cada ano, incluindo 1 milhão de pessoas no Brasil. A escabiose ocorre com maior frequência em crianças e adultos jovens, com surtos em estabelecimentos de assistência à infância e escolas comuns.

O que é Escabiose?

A escabiose é uma condição de pele com coceira causada por um pequeno ácaro madura chamado Sarcoptes scabiei. A presença do ácaro leva à coceira intensa na área de suas tocas. O desejo de arranhar pode ser especialmente forte à noite.

A escabiose é contagiosa e pode se espalhar rapidamente através de contato físico próximo em uma família, grupo de assistência à infância, aula escolar, lar de idosos ou prisão. Devido à natureza contagiosa da escabiose, os médicos geralmente recomendam tratamento para famílias inteiras ou grupos de contato.

A escabiose é prontamente tratada. Os medicamentos aplicados na sua pele matam os ácaros que causam escabiose e seus ovos, embora você ainda possa sentir algum prurido por várias semanas.

Principais Causas da Escabiose:

A escabiose é causada pelo ácaro do comichão, que é em torno de 0,4 de um milímetro de diâmetro (ou do tamanho de uma cabeça de pino). O ácaro fêmea acampa logo abaixo da superfície da pele produzindo um túnel ou trilha em que vive e alimenta e coloca os ovos.

As larvas eclodem dos ovos e se deslocam para a superfície da pele onde podem se espalhar para outras áreas de sua pele ou para a pele de outras pessoas. A erupção a e pruriginosa em áreas da pele onde o ácaro foi enterrado é o resultado da reação alérgica do corpo aos ácaros e seus ovos e desperdícios.

Principais Sintomas da Escabiose:

Os sinais e sintomas da escabiose incluem:

  • Comichão, muitas vezes grave e geralmente pior à noite.
  • Trilhas de toca finas e irregulares constituídas por pequenas bolhas ou solavancos na pele.

As tocas ou trilhas geralmente aparecem nas dobras da sua pele. Embora quase qualquer parte do seu corpo possa estar envolvida, em costuras de crianças adultas e mais velhas é encontrada na maioria das vezes:

  • Entre os dedos.
  • Nas axilas.
  • Ao redor da sua cintura.
  • Ao longo do interior dos pulsos.
  • No seu cotovelo interno.
  • Na sola de seus pés.
  • Ao redor dos seios.
  • Em torno da área genital masculina.
  • Nas nádegas.
  • Nos joelhos.
  • Nas omoplatas.

Em lactentes e crianças pequenas, os locais comuns de infestação incluem:

  • Couro cabeludo.
  • Cara.
  • Pescoço.
  • Palmas das mãos.
  • Solas dos pés.

Se você já teve uma escabiose antes, os sinais e sintomas podem se desenvolver dentro de alguns dias após a exposição. No entanto, se você nunca teve escabiose, pode demorar até seis semanas por sinais e sintomas para começar. É importante lembrar que ainda pode espalhar a escabiose, mesmo que ainda não tenha sinais ou sintomas.

Diagnóstico da Escabiose:

Um diagnóstico de escabiose pode ser feito pelo seu médico tomando sua história médica e um exame físico. Normalmente não são necessários testes laboratoriais.

Tratamentos Para a Escabiose:

Escabiose

Todos os que vivem na mesma casa devem ser tratados ao mesmo tempo, mesmo que não tenham pele com coceira. O tratamento com escabiose envolve a aplicação de medicamentos tópicos (cremes e loções) que contenham produtos químicos que matam o ácaro da escabiose e os ovos.

A medicação deve ser aplicada em todo o corpo, do pescoço até os pés. É preferível aplicar o medicamento antes da hora de dormir para que seja deixado em pelo menos oito horas antes de ser lavado pela manhã.

Medicamentos tópicos comumente usados ​​incluem permetrina. Uma medicação oral, ivermectina, pode ser prescrita para casos graves de escabiose. Esses medicamentos matam os ácaros rapidamente, mas pode demorar até um mês para que o prurido desapareça. Se a sua erupção persistir, você deve consultar o seu médico. Um antibiótico pode ser prescrito se uma infecção da pele se desenvolveu.

Os tratamentos caseiros úteis incluem a aplicação de loções calmantes, como a calamina, e a tomada de medicamentos anti-histamínicos orais para aliviar a coceira e outros sintomas alérgicos. Banhar-se em água fria ou aplicar um pingo molhado e fresco às áreas afetadas também pode proporcionar alívio da coceira.

Prevenção da Escabiose:

As seguintes etapas ajudarão a evitar que a escabiose volte ou se espalhe para outras pessoas:

  • Lavando roupa de todos, lençóis, fronhas, toalhas e toalhas de faca em água com sabão quente e
  • Secando-os em uma secadora de roupa em fogo alto. A limpeza a seco também é eficaz na matança dos ácaros
  • Itens não laváveis ​​podem ser colocados em uma bolsa de plástico selada e armazenados por pelo menos uma semana. Isso mata os ácaros removendo-os da fonte de alimento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *