Hirsutismo – O que é, Causas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Hirsutismo – O que é, Causas e Tratamentos que você talvez não conheça. Além disso, o Hirsutismo é uma condição de saúde que faz com que os pelos do corpo cresçam de forma desordenada. A quantidade e o tipo variam de acordo com a idade, gênero e região anatômica em que crescem.

O Hirsutismo também pode ocorrer dentro do útero materno, o feto tem o corpo coberto de pelos. Denominados lanugos, eles são finos, macios, sem pigmento e desaparecem por volta do sétimo, oitavo mês de gestação, ou logo após o parto.

No seu lugar, surgem os velus, pelos também finos e macios, mas com um pouco mais de cor. Em algumas regiões do corpo, os velus dão lugar aos pelos terminais, mais grossos, longos e pigmentados, que podem ser dependentes dos hormônios androgênicos que circulam sobre a pele.

Causas do Hirsutismo?

  • Síndrome do ovário policístico;
  • Excesso de andrógeno produzido pelos ovários e/ou adrenais;
  • Aumento na sensibilidade cutânea aos androgênios circulantes;
  • Alguns medicamentos, como aqueles usados para tratar endometriose;
  • Hiperplasia adrenal congênita;
  • História familiar de Hirsutismo.

Tratamento Para Hirsutismo:

O tratamento do Hirsutismo é baseado na supressão dos androgênios circulantes em excesso ou no bloqueio de sua ação no pelo, com o objetivo de diminuir a quantidade do hormônio circulante ou sua ação no pelo. Os casos de ovários policísticos receberão o tratamento adequado.

A resposta ao tratamento do Hirsutismo é demorada, pois obedece ao ciclo de crescimento do pelo, que alterna fases de crescimento, involução e repouso, que pode durar em média seis meses. Portanto, só é possível perceber melhora do quadro do Hirsutismo em torno de seis a nove meses após o início do tratamento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *