Hipocondria – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Hipocondria – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que você talvez não conheça. Além disso, a Hipocondria é uma condição de saúde séria e que requer cuidado. Pior: muitas pessoas não assumem que estão com a Hipocondria e por isso não procuram tratamento.
A Hipocondria é um estado de hipervigilância sobre o nosso estado de saúde. Muitas vezes, descrito como uma doença, de forte ansiedade, ou seja, medo excessivo de podermos ter uma doença grave que culmine na própria morte.

homem de idade ausculta-se a si próprio, com ar preocupado, demonstrando Hipocondria. Estes eventos podem criar um medo extremo de morrer e, como consequência, uma hipervigilância sobre o estado do coração, obrigando a medições constantes do ritmo cardíaco.

Causas da Hipocondria:

Como a maioria dos distúrbios psiquiátricos, é difícil apontar apenas 1 causa. Pode haver uma combinação de fatores ambientais e genéticos, incluindo uma história individual ou familiar de doenças graves ou pais abusivos  e negligentes. Ter outras pessoas hipocondríacas na família já aumenta a chance do diagnóstico.

Sintomas da Hipocondria:

Os sintomas  que podem fazer o paciente hipocondríaco acreditar que está doente são, por exemplo, tosse, batimentos cardíacos acelerados, pequenas feridas, manchas na pele movimentos involuntários ou sensações físicas não muito claras, como fraqueza, angústia ou opressão no peito ou outras partes do corpo.

Fatores de Risco da Hipocondria:

Embora existam muitas hipóteses para as causas da Hipocondria, nenhuma delas é certa. No entanto, já foram identificados alguns fatores de risco, como:
  • Doenças sérias durante a infância;
  • Suspeita médica de uma doença grave que, ao ser diagnosticada, não era tão grave;
  • Histórico familiar de Hipocondria;
  • Eventos estressantes recentes, como a morte de um ente querido;
  • Personalidade preocupada;
  • Histórico de abuso infantil;
  • Transtornos mentais como ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtornos de personalidade e depressão;
  • Superproteção dos pais durante a infância.

Tratamento Para Hipocondria:

Não há um tratamento específico para a Hipocondria, entretanto, uma série de alternativas existe e costuma dar bons resultados. A psicoterapia, cognitiva comportamental ou a analítica, é uma das principais medidas para o sucesso do tratamento.
O hipocondríaco necessita de atenção. Conversar com um especialista e explicar o que vem acontecendo é de extrema importância. Não há atualmente um medicamento específico para esta condição, entretanto, antidepressivos podem ser prescritos para ajudar a pessoa a suportar o momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *