Doenças e Tratamentos

Tireoidite linfocítica – o que é, causas, sintomas e tratamentos!

tireoidite linfocítica

A tireoidite linfocítica crônica é uma doença auto-imune em que células imunes do corpo atacam o tecido da tireoide, causando inflamação da tireoide. Isso, por sua vez, prejudica a capacidade da tireoide para produzir hormônio da tireoideia. Se a tireoide é destruída até um ponto em que não pode produzir hormônio da tireoide suficiente para que o corpo funcione corretamente, o hipotireoidismo é desenvolvido.

A glândula tireoide está situada na base da porção frontal do pescoço e é responsável pela produção de hormônios que controlam o metabolismo do corpo, como freqüência cardíaca, calorias queimadas, etc. A tireoidite refere-se a um grupo de distúrbios inflamatórios.

Em outros casos, a tireoide fica tão inflamada e aumentada que desenvolve um goite. Além disso, a tireoidite linfocítica crônica também é conhecida como tireoidite de Hashimoto, nomeada após o cirurgião japonês que descobriu isso em 1912.

tireoidite linfocitica causas
tireoidite linfocítica causas

Quais são as causas da tireoidite linfocítica?

A tireoidite linfocítica crônica é causada quando um grande número de linfócitos danificados invadem a glândula tireoide. Quando essas células entram na tireoide, elas destroem as células, tecidos e vasos sanguíneos da glândula.

Ainda não está claro por que as células dos guardiões do corpo se colocam contra os tecidos saudáveis ​​do corpo. A pesquisa ainda está em andamento, mas alguns dos fatores que podem causar tireoidite crônica linfocítica são:

1. Genes:

As pessoas que têm membros da família que tiveram esse transtorno são mais propensas a desenvolver  esta  doença crônica.

2. hormônios:

A pesquisa diz que a tireoidite linfocítica crônica é sete vezes mais comum em mulheres do que em homens. Além disso, isso sugere que o hormônio sexual desempenha um papel importante no desenvolvimento de tireoidite crônica linfocítica.

Além disso, algumas mulheres têm problemas com a tireoide antes e depois de ter um bebê. Embora o problema desapareça, cerca de 20% dessas mulheres desenvolvem esse distúrbio.

3. Iodino excessivo:

Certas drogas e muito iodo também desencadeiam distúrbios da tiroide em pessoas suscetíveis.

Quais são os sintomas de tireoidite linfocítica?

A tireoidite crônica é leve no início e pode levar anos para se desenvolver. No entanto, o sintoma mais evidente é a aparência de um bócio firme, irregular e não tierno.

Em primeiro lugar, a protuberância pode ser indolor, mas pressiona a porção inferior do pescoço. Em estágios avançados, o bócio pode interferir na respiração e na deglutição.

Outros sintomas podem incluir o seguinte:

Quais são os tratamentos da tireoidite linfocítica?

Não há cura como tal para tireoidite crônica; no entanto, a substituição de hormônios por medicação pode regular os níveis hormonais e restaurar o metabolismo normal do corpo.

Além disso, esta crônica pode ser tratada com Levothyroxine, independentemente de haver ou não hipotireoidismo presente. Os agentes de reposição da tiróide como levotiroxina, triiodotironina ou extração de tireóide dessecada também são usados ​​para tratar este transtorno.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário