Câncer de Cólon – O que é, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Câncer de Cólon – O que é, Sintomas e Tratamentos
5 (100%) 5 vote[s]

Câncer de Cólon o que é, Sintomas e Tratamentos que devemos ficar atentos. Além disso, o câncer de cólon é câncer de intestino grosso (cólon), que é a parte final do trato digestivo. A maioria dos casos de câncer começam como grupos pequenos, não cancerígenos (benignos) de células chamadas pólipos adenomatosos. Ao longo do tempo, alguns destes pólipos podem se tornar câncer de cólon.

Câncer de Cólon

Os pólipos podem ser pequenos e produzir poucos, se houver, sintomas. Por este motivo, os médicos recomendam testes de triagem regulares para ajudar a prevenir este câncer, identificando e removendo pólipos antes de se transformarem em câncer.

Quais são as Causas do Câncer de Cólon?

O câncer de cólon resulta da interação de fatores genéticos, ambientais e dietéticos. Algumas síndromes genéticas (descritas abaixo) são responsáveis por uma minoria dos casos, sendo a maioria dos casos ocorridos ao acaso devido a intereção dos fatores de risco que seguem.

Quais os Sintomas do Câncer de Cólon?

Sinais e sintomas de câncer de cólon incluem:

Uma mudança em seus hábitos intestinais, incluindo diarreia ou constipação ou uma alteração na consistência das fezes, que dura mais de quatro semanas.

  • Hemorragia retal ou sangue nas fezes
  • Desconforto abdominal persistente, como cãibras, gases ou dor
  • Um sentimento de que seu intestino não esvazia completamente
  • Fraqueza ou fadiga
  • Perda de peso inexplicada

Muitas pessoas com câncer de cólon não experimentam sintomas nos estágios iniciais da doença. Quando os sintomas aparecem, provavelmente variam, dependendo do tamanho e localização do câncer no intestino grosso.

Como o Tratar o Câncer de Cólon?

Existem várias maneiras de tratar o câncer de cólon, dependendo do tipo e do estágio.

Tratamentos Locais: alguns tratamentos são chamados de terapias locais, o que significa que eles tratam o tumor sem afetar o resto do corpo. Os tipos de terapia local utilizados para o câncer colorretal incluem:

  • Cirurgia (o tipo de cirurgia dependerá de se for para este câncer ou retal ).
  • Terapia de radiação.
  • Ablação ou embolização.

Esses tratamentos são mais propensos a ser úteis para cânceres de estágio anterior (menos avançados), embora também possam ser usados ​​em algumas outras situações.

Tratamentos Sistêmicos:

câncer de cólon também pode ser tratado com drogas, que podem ser administradas por via oral ou diretamente na corrente sanguínea. Estas são chamadas de terapias sistêmicas porque podem atingir células cancerosas em qualquer lugar do corpo. Dependendo do tipo de câncer de cólon, vários tipos diferentes de drogas podem ser usados, incluindo:

  • Quimioterapia.
  • Terapia direcionada.
  • Imunoterapia.

Dependendo do estágio do câncer e outros fatores, diferentes tipos de tratamento podem ser combinados ao mesmo tempo ou usados ​​um após o outro.

Como Prevenir o Câncer de Cólon?

O rastreamento do câncer de cólon em pessoas com mais de 50 anos, ou aqueles com fatores de risco conhecidos, é a chave para a detecção precoce. O risco de desenvolver câncer de cólon pode ser reduzido ao abster-se de fumar; mantendo um peso saudável ; e comer uma dieta rica em frutas e vegetais, mas com pouca gordura.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *