Doenças e Tratamentos

Eczema atópico – o que é, causas, sintomas e tratamentos!

eczema atópico

O eczema atópico é uma irritação da pele de curta ou longa duração, que é mais comum em bebés, mas qualquer pessoa pode ter este problema de pele. Não existe cura para a dermatite atópica, mas ela desaparece normalmente por volta dos três anos. No entanto, é possível contrai-la diversas vezes e que ela dure dias, meses ou anos. Além disso, a dermatite atópica não é contagiosa.

eczema atopico o que e, causas, sintomas e tratamentos
eczema atópico o que e, causas, sintomas e tratamentos

Causas do eczema atópico:

O eczema atópico é causado pela reação do sistema imunitário à presença de substâncias que o estimulam, provocando as características manifestações na pele. Além disso, este problema parece afetar as pessoas cujos familiares têm esta e outras reações alérgicas.

As erupções cutâneas podem ser causadas pelo stress, por alguns medicamentos ou alimentos, por apanhar muito calor ou ter sudação excessiva. As pessoas com asma têm também, com frequência, dermatite atópica (eczema atópico). Determinados químicos ou tecidos (lã) podem agravar a reação alérgica.

Sinais e sintomas do eczema atópico:

A reação alérgica pode aparecer em qualquer parte do corpo. Os bebés podem ter uma reação alérgica nas faces, no couro cabeludo, na parte de trás dos braços e na parte da frente das pernas.

A pele pode causar muita comichão, ficar vermelha, seca e com escamas. Além disso, a reação alérgica costuma ser pior nas zonas em que a pele se dobra, tal como na prega do cotovelo. Além disso, a reação alérgica também pode incluir pequenas borbulhas semelhantes a bolhas. Estas podem rebentar, deixar escorrer uma pequena quantidade de líquido e formar crostas por cima.

Posso me prevenir do eczema atópico:

A prevenção não só pode como deve ser feita. E, para isso, é muito simples. Basta seguir essas dicas abaixo:

Ao invés de coçar a pele, em casos de coceira, esfregue-a;
Durma adequadamente, assim você consegue reduzir o estresse;
A hidratação da pele é fundamental;
Evite contato direto com substâncias irritantes, como produtos de limpeza.

Tratamentos:

A ajuda médica é fundamental para descobrir qual é a causa do eczema e, assim, poder ajudar no tratamento. Além disso, são vários tipos de tratamento e, entre eles, constam:

  • Pomadas hidratantes ou óleos de banho;
  • Pomadas ou loções a base de ureia;
  • Antissépticos são indicados para eczemas agudos;
  • Anti-histamínicos por via oral;
  • Corticoides tópicos, como o acetato de hidrocortisona e o propionato de clobetasol;
  • Imunomoduladores, como primecrolimus e tracolimus;
  • Fototerapia através de luz ultravioleta ou UVB.
  • Antes de fazer o uso de qualquer medicamento, consulte o seu dermatologista. Ele saberá te
  • indicar qual o melhor tratamento para o seu caso.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário