Toxoplasmose – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Toxoplasmose – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que todos devemos saber. Além disso, a Toxoplasmose, popularmente conhecida como doença do gato, é uma doença infecciosa, que pode nascer com o indivíduo ou ser adquirida em algum momento da vida. É causada por um protozoário chamado toxoplasma gondii, que pode ser encontrado nas fezes de quase todos os animais, mas gatos e outros felinos, mesmo que muito bem cuidados, são os principais transmissores.

Embora não manifestem a Toxoplasmose, os animais são potenciais transmissores para os seres humanos, que também podem ser hospedeiros desse parasita. A doença não pode ser transmitida de uma pessoa para outra, exceto de mãe para filho durante a gestação, a chamada transmissão congênita.

O que é Toxoplasmose:

Toxoplasmose é a infecção causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii e pode ser conhecida também por “doença do gato”, pelo fato do animal ser o hospedeiro definitivo do patógeno. Cerca de 80% a 90% das pessoas infectadas não apresentam sintomas, ou, quando apresentam, assemelham-se aos da gripe.

Porém, quando a Toxoplasmose é adquirida durante a gravidez ou por alguém que tenha sua imunidade comprometida, os sintomas podem ser mais graves, podendo até levar a pessoa à morte quando não diagnosticada precocemente.

Causas da Toxoplasmose:

Toxoplasmose é causada por um cisto do tipo Toxoplasma gondii, um dos parasitas mais comuns do mundo. Ela pode ser adquirida por meio da ingestão de alimentos contaminados – em especial carne crua ou mal passada, principalmente de porco e de carneiro – e vegetais que abriguem os cistos do Toxoplasma após terem tido contato com as fezes de animais hospedeiros.

Esses cistos podem infectar quase todas as partes do organismo humano, incluindo cérebro, músculos e até mesmo o coração. No entanto, se a pessoa for saudável de um modo geral, o sistema imunológico a defenderá bem contra as ações do parasita, mantendo-o inativo dentro do organismo e impedindo.

Assim, que a pessoa volte a ser infectada novamente por ele. Mas se a resistência não for tão boa, principalmente se o paciente tiver alguma doença que comprometa o sistema imunológico, a infecção pode ser reativada e causar sérias complicações.

Sintomas de Toxoplasmose:

Geralmente, a Toxoplasmose é uma doença que passa desapercebida. Em alguns casos, porém, em pessoas consideradas saudáveis, podem aparecer sintomas parecidos com os da gripe, como dor de cabeça, coriza, dor no corpo, febre, fadiga e dor de garganta.

Já em pacientes com o sistema imunológico debilitado, podem surgir sintomas específicos, como problemas de coordenação, convulsões, confusões, visão turva e, em alguns casos, até mesmo infecções respiratórias, como pneumonia e tuberculose.

Em bebês, os sintomas são diferentes. Alguns podem nascer com pulmões e baço anormalmente grandes, podem sofrer também de convulsões e de amarelamento da pele e dos dentes, além de graves infecções nos olhos.

Somente uma pequena parte dos bebês que nascem com Toxoplasmose demonstram sinais da doença nos primeiros dias de vida. Geralmente os sintomas só aparecem na adolescência.

Tratamento da Toxoplasmose:

Para que a identificação da Toxoplasmose em humanos seja feita, é necessária a realização de exames laboratoriais específicos, que podem incluir desde simples exames de sangue até testes sorológicos, ultrassonografia craniana, exames de imagem como tomografia e ressonância magnética, entre outros.

Vale lembrar que, em cerca de 80% dos casos da Toxoplasmose em humanos, ela é assintomática (ou seja, não provoca nenhum tipo de sintoma) e, por isso, há muitos casos em que a pessoa possui a doença e nem mesmo sabe disso.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *