Otite Média – O Que é, Causas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Otite Média – O Que é, Causas e Tratamentos que não devem ser ignorados. Além disso, a  Otite Média é a infecção do ouvido médio, espaço cheio de ar atrás do tímpano, que contém os pequenos ossos vibratórios do sistema auditivo. As Otites Médias são habitualmente causadas por bactérias ou vírus, atacando preferencialmente as crianças.

A otite externa é mais comum no verão e é conhecida como “inflamação do nadador”, atingindo pessoas de todas as idades. A doença se caracteriza pela inflamação da pele existente antes do tímpano, causada pelo acúmulo de água no canal do ouvido. E como nesse período as pessoas estão mais expostas, esse tipo de doença é muito mais frequente. Então confira sobre a Otite Média – O Que é, Causas e Tratamentos:

O Que é Otite Média?

A Otite Média aguda é a inflamação e acúmulo de líquido no ouvido médio, habitualmente causados por infecções virais do trato respiratório, como resfriados ou gripe. Estas infecções podem causar um inchaço nas mucosas do nariz e da garganta, diminuindo as defesas naturais do organismo e a eliminação de bactérias a partir do nariz.

As infecções virais do trato respiratório também podem prejudicar o funcionamento da tuba de Eustáquio, favorecendo o acúmulo de líquidos dentro do ouvido médio. A falta de drenagem de líquido favorece a colonização do mesmo por bactérias, levando à infecção e aumento da pressão do ouvido médio.

Nas crianças, a tuba de Eustáquio é anatomicamente diferente dos adultos, sendo menos angulada, o que dificulta a abertura e favorece seu entupimento em casos de infecção respiratória. Cerca de 60% das crianças têm ao menos um episódio de Otite Média durante o seu primeiro ano de vida. Esta taxa sobe para quase 90% até os três anos.

Sintomas da Otite Média:

  • Diminuição da audição;
  • Dor severa;
  • Crianças podem ter sintomas de vômitos e diarreia;
  • Alguns casos são relatados em jovens e adultos também, com as mesmas características;
  • Pode também haver presença de pus na região externa do ouvido
  • Febre, choro constante (nos bebês), falta de apetite, irritabilidade, desconforto, perda de apetite e secreção local no caso de perfuração timpânica.

Tratamento Para Otite Média:

A maioria das Otites Médias não precisa ser tratada com antibióticos, pois boa parte se resolve espontaneamente em 1 ou 2 semanas. Além disso, O uso indiscriminado de antibióticos, além de desnecessário em muitos casos, pode levar à seleção de bactérias mais resistentes, o que pode dificultar o tratamento nos casos em que os antibióticos são realmente necessários. Muitos pacientes podem ser tratados apenas com anti-inflamatórios. Anti-histamínicos e descongestionantes nasais não estão indicados.

Se a criança estiver bem, sugere-se uma reavaliação médica em 72 horas para avaliar a necessidade de tratamento com antibióticos. Habitualmente, indica-se o uso de antibiótico no seguintes casos:

  • Idade menor que 2 anos.
  • Otite bilateral.
  • Otorreia.
  • Sintomas intensos, como febre alta, dor e prostração.
  • Ausência de melhora em 72 horas.
  • Quando os antibióticos estão indicados, a amoxicilina costuma ser a droga de escolha. Outras opções são a amoxicilina + ácido clavulânico, cefuroxima ou ceftriaxona.

Nos pacientes alérgicos à penicilina e cefalosporinas, as opções são a claritromicina, azitromicina ou eritromicina.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *