Catapora – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Catapora – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Catapora Também conhecida por “Varicela”, é uma infecção/virose causada pelo vírus Varicelazóster, da mesma família do Herpes (Herpetoviridae) e é altamente contagiosa, porém é benigna nas crianças, que são as mais afetadas.

causas da catapora

O termo “Catapora” tem origem no tupi tatapora, que significa “fogo que salta”, com a junção de tatá “fogo” e pora “pular”.

Uma vez que alguém contraia a doença, ficará imune o resto da vida, mas o vírus ainda fica no organismo da pessoa. Os casos de Catapora na infância, que é a fase mais comum, têm diminuído, devido às campanhas de vacinação para prevenir contra a doença.

O que é Catapora?

é uma doença causada pelo vírus Varicela-Zoster. Ela é uma doença infecciosa e possui um elevado nível de contágio, que varia de acordo com o tipo da infecção que o vírus causará. Sendo assim, essas infecções podem ser divididas em primária (já estabelecida), latente (sem manifestação) e reativação.

Causas da Catapora:

A Catapora é causada pelo vírus varicela-zóster, um integrante da família do herpes-vírus, que também é responsável pela herpes zóster (doença conhecida como cobreiro) em adultos.

A Catapora é facilmente transmitida para outras pessoas. O contágio acontece por meio do contato com o líquido da bolha ou por meio de tosse ou espirro. Mesmo aqueles que estão infectados e não apresentam os sintomas da doença podem transmiti-la.

Quando alguém é infectado, a Catapora leva de 10 a 21 dias para se manifestar. As pessoas podem transmitir o vírus a partir de um ou dois dias antes de a doença  irromper no corpo. Elas permanecem contagiosas enquanto as bolhas encrostadas estão presentes.

Sintomas da Catapora:

A Catapora é facilmente diagnosticada após 15 dias aproximadamente do vírus no corpo, os sinais mais comuns da pessoa infectada são:

  • Mal estar;
  • Perda de apetite;
  • Febre;
  • Dor de barriga e cabeça;
  • Surgimento de bolhas vermelhas na pele em todo o corpo;
  • Coceira em demasia.
  • A quantidade de bolhas que surgem vai variar de pessoa para pessoa, algumas podem ter até 250 bolhas, já outras até 1500.

O diagnóstico da doença se dá no consultório médico com o simples exame do médico, mas em alguns casos é solicitado o exame de sangue para comprovação.

catapora

Tratamentos Para Catapora:

O tratamento é basicamente a aliviar os sintomas, ou seja, não há muito que ser feito nesses casos, evitar a contaminação das lesões por bactérias, o que complica o quadro e não coçar as feridas diminui o risco de infecções e a formação de cicatrizes.

A vacina contra a Catapora é recomendada para crianças a partir de um ano, a adolescentes e adultos com baixa imunidade ou que passarão por tratamentos de quimioterapia e radioterapia, sendo assim, procure um posto de saúde mais próximo de você e se informe melhor sobre a vacinação.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *