Desidratação – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

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Nutrição - CRN6-MA 16199

Desidratação – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos
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Desidratação – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que muitos ignoram. Além do mais, a Desidratação ocorre quando você usa ou perde mais fluido do que você aceita e seu corpo não tem água e outros líquidos suficientes para desempenhar suas funções normais. Se você não substituir líquidos perdidos, você será desidratado.

Desidrataçao causasQualquer pessoa pode ficar desidratada, mas a condição é especialmente perigosa para crianças pequenas e adultos mais velhos. A causa mais comum de Desidratação em crianças pequenas é diarreia grave e vômitos.

Os adultos mais velhos, naturalmente, têm um menor volume de água em seus corpos e podem ter condições ou tomar medicamentos que aumentam o risco de Desidratação.

Isso significa que mesmo doenças menores, como infecções que afetam os pulmões ou a bexiga, podem resultar em Desidratação em adultos mais velhos.

A Desidratação também pode ocorrer em qualquer faixa etária se você não beber bastante água durante o tempo quente – especialmente se você estiver exercitando vigorosamente.

Normalmente, você pode reverter a Desidratação leve a moderada bebendo mais líquidos, mas a Desidratação severa precisa de tratamento médico imediato.

Às vezes, a Desidratação ocorre por razões simples: você não bebe o suficiente porque está doente ou ocupado, ou porque não tem acesso a água potável quando viaja, faz caminhadas ou acampa.

Outras causas de desidratação incluem:

Diarreia, Vômitos: Diarreia severa e aguda – ou seja, diarreia que surge de forma repentina e violenta – pode causar uma tremenda perda de água e eletrólitos em um curto período de tempo. Se você tem vômitos junto com a diarreia, você perde ainda mais líquidos e minerais.

Febre: Em geral, quanto maior a sua febre, mais desidratada pode se tornar. O problema piora se você tiver febre, além de diarreia e vômitos.

Suor excessivo: Você perde água quando suda. Se você fizer atividade vigorosa e não substituir fluidos à medida que você acompanha, você pode se tornar desidratado. O clima quente e úmido aumenta a quantidade de suor e a quantidade de líquido que você perde.

Aumento da micção: Isso pode ser devido a diabetes não diagnosticada ou não controlada. Certos medicamentos, como diuréticos e alguns medicamentos para a pressão arterial, também podem levar à Desidratação, geralmente porque eles fazem com que você urine mais.

Sintomas de Desidratação:

A sede nem sempre é um indicador precoce confiável da necessidade de água do corpo. Muitas pessoas, particularmente adultos mais velhos, não sentem sede até que já estejam desidratadas. É por isso que é importante aumentar a ingestão de água durante o tempo quente ou quando estiver doente.

Os sinais e sintomas da Desidratação também podem variar de acordo com a idade.

Criança Pequena:

  • Boca seca e língua
  • Sem lágrimas quando chora
  • Sem fraldas molhadas por três horas
  • Olhos afundados, bochechas
  • Mancha suja em cima do crânio
  • Desaparecimento ou irritabilidade

Adulto:

  • Sede extrema
  • Mergulho menos frequente
  • Urina de cor escura
  • Fadiga
  • Tontura
  • Confusão

Para evitar a Desidratação, beba bastante líquido e coma alimentos ricos em água, como frutas e vegetais. Deixar a sede ser seu guia é uma orientação diária adequada para a maioria das pessoas saudáveis.

Desidrataçao

As pessoas podem precisar tomar mais líquidos se estiverem enfrentando condições como:

Vômitos ou Diarréia: Se o seu filho está vomitando ou tem diarreia, comece a dar água extra ou uma solução de reidratação oral nos primeiros sinais de doença. Não espere até a Desidratação ocorrer.

Exercício Extenuante: Em geral, é melhor começar a hidratar o dia anterior ao exercício extenuante. Produzir muita urina clara e diluída é uma boa indicação de que você está bem hidratado. Durante a atividade, reabasteça os fluidos em intervalos regulares e continue bebendo água ou outros líquidos após o término.

Tempo Quente ou Frio: Você precisa beber água adicional em clima quente ou úmido para ajudar a diminuir a temperatura corporal e substituir o que você perde através da transpiração. Você também pode precisar de água extra em clima frio para combater a perda de umidade do ar seco, particularmente em altitudes mais elevadas

Doença: Os adultos mais velhos geralmente se desidratam durante doenças menores – como infecções por influenza, bronquite ou bexiga. Certifique-se de beber fluidos extras quando não se sente bem.

Tratamentos Para Desidratação:

O único tratamento efetivo para a Desidratação é substituir os líquidos perdidos e os eletrólitos perdidos. A melhor abordagem para o tratamento de Desidratação depende da idade, da gravidade da Desidratação e da sua causa.

Para lactentes e crianças que se tornaram desidratados de diarréia, vômitos ou febre, use uma solução de reidratação oral sem receita médica. Essas soluções contêm água e sais em proporções específicas para reabastecer fluidos e eletrólitos.

Comece com cerca de uma colher de chá (5 mililitros) cada um a cinco minutos e aumente conforme tolerado. Pode ser mais fácil usar uma seringa para crianças muito novas. As crianças mais velhas podem receber bebidas desportivas diluídas. Use 1 parte de bebida esportiva para 1 parte de água.

A maioria dos adultos com Desidratação leve a moderada de diarreia, vômitos ou febre pode melhorar sua condição bebendo mais água ou outros líquidos. A diarreia pode ser agravada por suco de frutas e refrigerantes de força total.

Se você trabalha ou se exercita ao ar livre durante o clima quente ou úmido, a água fria é a sua melhor aposta. Bebidas esportivas contendo eletrólitos e uma solução de carboidratos também podem ser úteis.

Crianças e adultos que estão severamente desidratados devem ser tratados por pessoal de emergência que chega em uma ambulância ou em uma sala de emergência do hospital. Os sais e fluidos entregues através de uma veia (por via intravenosa) são absorvidos rapidamente e aceleram a recuperação.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

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