Senilidade – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Senilidade – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que todos devemos saber. Além disso, a Senilidade é o nome que se dá ao processo de envelhecimento de todas as pessoas que chegam a esta fase da vida. Além das condições físicas sofrerem as alterações obrigatórias do tempo, a Senilidade acompanha uma desorganização mental e dificuldades em todas as partes do corpo, como sistema cardiovascular, respiratório, sistema urinário e imunológico também sofrem alterações.

Por suas características de debilitar o idoso, a Senilidade pode também levar o paciente à depressão, pois alguns não conseguem lidar com as dificuldades apresentadas no dia a dia e com isso perdem a autonomia e passam a ficarem de certa forma, dependente de outras pessoas para realizar atividades simples.

O que é Senilidade:

A Senilidade é caracterizada ao processo de envelhecimento de todas as pessoas que chegam na terceira idade, a partir dos 60 ou 70 anos de vida, e é uma consequência de uma vida de quem não teve hábitos saudáveis em seu decorrer.

Ela acompanha uma desorganização mental e dificuldades em todas as partes do corpo, como no sistema cardiovascular, respiratório, sistema urinário e imunológico, os quais sofrem grandes alterações.

Além de debilitar a pessoa idosa, a Senilidade pode também acarretar depressão, pois alguns indivíduos não conseguem lidar com as dificuldades apresentadas no dia a dia e, com isso, acabam perdendo sua autonomia, ficando dependente de outras pessoas para realizar atividades simples.

Principais Causas da Senilidade:

A Senilidade ocorre pelo decorrer da idade e a chegada do envelhecimento, que acontece com todos os seres humanos que chegam à fase chamada “melhor idade”. O envelhecimento é natural e submete o organismo a várias alterações funcionais e anatômicas que acabam interferindo nas condições de saúde e nutrição da pessoa idosa.

Algumas dessas alterações são progressivas e acarretam reduções na capacidade funcional, seja nos gastos primários ou em processos metabólicos do organismo. É um fenômeno complexo, influenciado por inúmeros fatores que ainda não foram totalmente descobertos.

Quais são os Sintomas da Senilidade:

  • A única causa conhecida da Senilidade é o envelhecimento e entre os sintomas da doença estão:
  • Alterações no humor;
  • Alterações na pele;
  • Diminuição da altura;
  • Falhas de memória (o principal sintoma);
  • Falta de interesse em cuidados pessoais (higiene, vestuário, etc.);
  • Lesões vasculares e infartos cerebrais (podem estar relacionados);
  • Perda da mobilidade, força e alguns sentidos;
  • Problemas com a fala.

Tratamento da Senilidade:

Não há cura para a Senilidade. Mas o tratamento pode diminuir os sintomas e fazer com que o paciente tenha uma vida saudável. O tratamento consiste em estimular o paciente a trabalhar as informações no cérebro para reativar a memória, fazendo exercícios simples, como diálogo frequente, fotos e imagens em vídeo da vida da pessoa.

Parte do tratamento está no comportamento de familiares e amigos, pois o apoio e a compreensão são essenciais para que todos possam contribuir, a situação passa além dos cuidados com o paciente, é importante que as pessoas de seu convívio tenham conhecimento do problema e passem a agir e tratá-lo de forma natural.

Muitos indivíduos senis chegam à depressão, justamente por se sentirem mal ou desconfortáveis, e esta é a parte em que o apoio e compreensão da família precisam ser os aliados no convívio com a pessoa idosa.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *