Aerocolia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Aerocolia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Cura Natural

Aerocolia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos nesse artigo você vai tirar todas as suas dúvidas sobre essa doença. Além disso, a presença de gases no intestino é normal no ser humano, mas se houver acumulação excessiva de gases no cólon, pode se originar a aerocolia. Apesar de não ser precisamente perigosa, mas trata-se de uma situação desagradável.

Podendo ocorrer devido ao falar, deglutir alimentos sem a devida atenção, consumir bebidas gasosas e chicletes ou então ao fumar. A maioria do ar deglutido é arrotado antes de chegar ao estômago. Isto é causado devido a uma grande quantidade de gás carbônico no aparelho digestivo. Entenda melhor a doença e saiba como evitar e tratá-la.

O consumo excessivo de goma de mascar, que produz uma forte secreção de saliva, também pode ser um gatilho. Outro fator importante, é uma Dieta pobre em nutrientes e rica em carboidratos e gorduras, uma vez que pode causar a Colite Atônica que também é responsável pela Aerocolia.

O que é Aerocolia?

A aerocolia é um termo usado para indicar o grande acumulo de gás no estômago ou intestino. Esse acúmulo de gás é normalmente soltado pela boca ou ânus. Em geral, o excesso de gases intestinais costuma estar relacionado à Dieta, mas ele pode ser um sinal de alguma doença do trato gastrointestinal, como, por exemplo, a síndrome do intestino irritável. No caso dos gases no estômago, o que ocasiona, é o ar engolido durante as refeições.

Talvez você não tenha notado, mas durante as refeições engolimos volumes enormes de ar. Por ser comum, pode haver deglutição de ar quando se mastiga um chiclete ou se fuma um cigarro. Outra fonte de gases estomacais são as bebidas gaseificadas. Estes fatores levam à distensão abdominal e mal-estar, gerando a eliminação de gases, por muitas vezes ruidosas, que geram até constrangimentos. Os gases deglutidos, podem também ser eliminados através das eructações, conhecidas popularmente como arrotos.

Causas da Aerocolia:

  • Dieta composta de alimentos que resultam na formação de gases, como certas fibras e frutas;
  • Intolerância a lactose;
  • Doença celíaca;
  • Parasitoses, especialmente a giardíase, que provoca dificuldade de absorção alimentar;
  • Gastroenterite aguda;
  • Hipomotilidade intestinal relacionada à neuropatia diabética, hipotireoidismo, medicamentos e a própria constipação;
  • Síndrome do intestino irritável, pela alteração da motilidade intestinal e da sensibilidade à distensão pelos gases;
  • Super crescimento bacteriano em intestino delgado;
  • Doenças inflamatórias intestinais, por levarem à síndrome da má-absorção;
  • Neoplasias do trato digestório, mas geralmente elas possuem outros sintomas além dos relacionados aos gases
  • Cirurgias no trato digestivo;
  • Adesões pós-cirúrgicas, chamadas de brida, podem levar ao entupimento de alguma parte do intestino ou obstrução intestinal, chamada de distensão acentuada;
  • Insuficiência pancreática, por impedir a absorção adequada de alguns nutrientes.

Sintomas da Aerocolia:

As pessoas que sofrem de Aerocolia têm a sensação de inchaço no aparelho digestório, geralmente acompanhada de emissões frequentes de gases. Isso acontece porque a Aerocolia nada mais é que o acúmulo de gases no cólon, devido à fermentação intestinal.

A doença geralmente se manifesta por dor abdominal e dores de cabeça. Ao comprimir o diafragma, também pode ocorrer dores cardiovasculares e palpitações. Em alguns casos, a Aerocolia é um sintoma primário que pode ocultar outras desordens.

Tratamentos da Aerocolia:

O tratamento varia de acordo com o caso que será diagnostica do por um especialista, mas não existe ao certo um medicamento que trate de vez o problema, mas podem ser utilizados remédios capazes de ajudar a diminuir o desconforto que são sentidos pela pessoas dando-lhe uma sensação de mais bem estar.

Outros tratamentos que podem ser indicados são soluções naturais como remédios caseiros para gases, além de eficientes não prejudicam a saúde, fazer anualmente uma desintoxicação com limpeza intestinal, reeducação alimentar e reposição da flora intestinal, uma boa indicação para fazer está limpeza intestinal é a colonterapia, tratamento que desintoxica através da remoção das fezes retidas no intestino grosso.

Dicas Práticas Para Eliminar a Aerocolia:

  • Evitar os alimentos que lhe causam habitualmente o desconforto abdominal;
  • Comer mais vezes ao longo do dia, comendo menores quantidades;
  • Evitar os alimentos enlatados, que possuem corantes e conservantes;
  • Evitar comer a noite;
  • Tomar muito líquido;
  • Não abusar dos anti-ácidos. ando a digestão está a ser difícil;
  • Reduzir a quantidade de adoçantes naturais e artificiais;
  • Corrigir os maus hábitos alimentares;
  • Não beber bebidas gaseificadas;
  • Ter cuidado na toma de alguns medicamentos.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmaceuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *