Doenças e Tratamentos

Cegueira noturna: o que é, causas, sintomas e tratamentos

cegueira noturna

A cegueira noturna é uma situação que resulta na dificuldade ou impossibilidade de enxergar em ambientes escuros. Esse problema é um sintoma de diferentes doenças que acomete a saúde ocular. Pode ser congênita ou causada por alguma deficiência nutricional, como a falta da vitamina A.

Cegueira noturna: o que é, causas, sintomas e tratamentos
cegueira noturna o que é, causas, sintomas e tratamentos

Lembrando que é importante que o diagnóstico dessa doença seja feito por um especialista de confiança, pois a cegueira noturna pode ser consequência de diversas doenças oculares. Além disso, e o tratamento correto depende dessa avaliação para evitar transtornos desnecessários.

Causas da cegueira noturna:

Retinite pigmentosa, que é quando um pigmento escuro cria a “visão de túnel”

  • Miopia;
  • Catarata;
  • Diabetes;
  • Síndrome de Usher, que é uma condição genética que afeta tanto a audição quanto a visão;
  • Falta de vitamina A.

Sintomas:

O sintoma da cegueira noturna é a dificuldade de enxergar durante a noite. Além disso, a dificuldade desta pessoa é passar de um ambiente claro para um local com pouca luz, sendo muito difícil dirigir durante a noite, por causa do brilho dos faróis ligados dos carros e da iluminação da rua.

Existem vários tipos e sintomas alguns podem ser tratados e outros não. Além disso, é preciso consultar um médico especialista para determinar qual a causa do problema de visão na qual o paciente esteja encaixado.

Tratamentos:

O oftalmologista analisará a história clínica e examinará os olhos do paciente para fazer o diagnóstico. Além disso, o paciente também poderá ser orientado a fazer um exame de sangue. O exame de sangue poderá avaliar os níveis de vitamina A e glicose do paciente.

Causada por miopia, catarata ou deficiência de vitamina A pode ser tratada. Além disso, lentes corretivas, como óculos ou lente de contato, podem melhorar a visão de uma pessoa com miopia durante a noite e durante o dia.

Ela deverá informar o médico se continuar tendo problemas de visão em locais com pouca iluminação mesmo com as lentes corretivas

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.