Início » Doenças e Tratamentos » Faringite – o que é, causas, sintomas e tratamentos!

Faringite – o que é, causas, sintomas e tratamentos!

causas da faringite

A faringite é a inflamação da faringe, órgão que fica na parte superior da garganta e faz a conexão entre nariz e boca e entre a laringe e o esôfago. Popularmente é conhecida como dor de garganta. Pode ser provocada por vírus ou bactérias, sendo a provocada por bactérias menos comum.

faringite o que e, causas, sintomas e tratamentos
faringite o que é, causas, sintomas e tratamentos

Na época do inverno, esse tipo de infecção é mais frequente porque além do ar ser seco, as pessoas se aglomeram em ambientes fechados, o que facilita a transmissão de vírus e bactérias de uma pessoa para a outra.

Muito confundida com outros distúrbios que acometem a região da garganta como laringite e a amigdalite, é uma inflamação um tanto incômoda. Além disso, podendo ser causada por bactérias ou vírus, conheça cada tipo e meios de tratar!

O que é faringite?

É um dos vários distúrbios que podem acometer a região da garganta, assim como a laringite e a amigdalite. Além disso, os sintomas são mais comuns no inverno, época em que o ar seco e aglomeração maior de pessoas em ambientes fechados facilitam a entrada de vírus e bactérias pelas vias aéreas.

As inflamações na faringe normalmente acontecem no inverno, quando o ar está mais seco e a população tende a se concentrar em ambientes fechados, com pouca ou nenhuma ventilação. Deste modo, as bactérias e os vírus entram pelas vias aéreas mais facilmente e causam doenças.

Causas da faringite:

As causas da faringite estão relacionadas com os microrganismos que a provocam. Em caso de da condição viral, os vírus causadores podem ser Rinovírus, Coronavírus, Adenovírus, Influenza ou Parainfluenza.

Em relação a bacterina, a mais frequente é estreptocócica causada pela bactéria Estreptococos Beta-hemolítico, mas outras bactérias causadoras podem ser Pneumococos, Mycoplasma Pneumoniae, Staphylococcus aureus ou Haemophilus influenzae.

Estes microrganismos podem ser adquiridos através do contato com as secreções de um indivíduo contaminado.

Sintomas:

Os primeiros sintomas da faringite podem ser percebidos facilmente, pois os primeiros sinais são a própria dor na garganta e a voz rouca ou abafada por mais de uma semana, além da garganta seca.

  • Dificuldades para respirar, engolir e para abrir a boca;
  • Dor de garganta reincidente;
  • Dor de ouvido;
  • Dores na face;
  • Febre alta;
  • Nódulos no pescoço.

Tratamentos:

No caso da viral, o tratamento não é muito específico e deve ser feito com remédios auxiliares indicados pelo médico, hidratação e boa alimentação. Além disso, geralmente a inflamação já desaparece em torno de de 5 a 7 dias. Já no caso da bacteriana é necessário o uso de antibióticos e analgésicos.

causas da faringite
causas da faringite

Prevenção para esta condição:

Deve-se sempre que possível abrir as portas e janelas para ventilar o ambiente. Além disso, lavar sempre as mãos, principalmente antes das refeições. Manter boa higiene pessoal e utilizar umidificadores de ar para tornar o ar menos seco, impedindo a proliferação de vírus e bactérias.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

1 comentário

  • […] Manchas negras na parte branca do olho, ao redor da orelha e laringe; […]

Deixe um comentário