Faringite – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Faringite – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos
4.6 (92%) 5 vote[s]

Faringite – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Faringite é a inflamação da faringe, órgão que fica na parte superior da garganta e faz a conexão entre nariz e boca e entre a laringe e o esôfago. Popularmente é conhecida como dor de garganta. Pode ser provocada por vírus ou bactérias, sendo a provocada por bactérias menos comum.

causas da faringite

Na época do inverno, esse tipo de infecção é mais frequente porque além do ar ser seco, as pessoas se aglomeram em ambientes fechados, o que facilita a transmissão de vírus e bactérias de uma pessoa para a outra.

Muito confundida com outros distúrbios que acometem a região da garganta como laringite e a amigdalite, é uma inflamação um tanto incômoda. Podendo ser causada por bactérias ou vírus, conheça cada tipo e meios de tratar!

O que é Faringite:

É um dos vários distúrbios que podem acometer a região da garganta, assim como a laringite e a amigdalite. Os sintomas são mais comuns no inverno, época em que o ar seco e aglomeração maior de pessoas em ambientes fechados facilitam a entrada de vírus e bactérias pelas vias aéreas.

As inflamações na faringe normalmente acontecem no inverno, quando o ar está mais seco e a população tende a se concentrar em ambientes fechados, com pouca ou nenhuma ventilação. Deste modo, as bactérias e os vírus entram pelas vias aéreas mais facilmente e causam doenças. Veja também as Causas da Faringite:

Causas da Faringite:

As Causas da faringite estão relacionadas com os microrganismos que a provocam. Em caso de da condição viral, os vírus causadores podem ser Rinovírus, Coronavírus, Adenovírus, Influenza ou Parainfluenza.

Em relação a bacterina, a mais frequente é estreptocócica causada pela bactéria Estreptococos Beta-hemolítico, mas outras bactérias causadoras podem ser Pneumococos, Mycoplasma Pneumoniae, Staphylococcus aureus ou Haemophilus influenzae.

Estes microrganismos podem ser adquiridos através do contato com as secreções de um indivíduo contaminado. Veja os Sintomas da Faringite:

Sintomas da Faringite:

Os primeiros Sintomas da Faringite podem ser percebidos facilmente, pois os primeiros sinais são a própria dor na garganta e a voz rouca ou abafada por mais de uma semana, além da garganta seca.

  • Dificuldades para respirar, engolir e para abrir a boca;
  • Dor de garganta reincidente;
  • Dor de ouvido;
  • Dores na face;
  • Febre alta;
  • Nódulos no pescoço.

Agora que você já conhece os Sintomas da Faringite, conheça também os Tratamentos Para Faringite:

Tratamentos Para Faringite:

No caso da viral, o tratamento não é muito específico e deve ser feito com remédios auxiliares indicados pelo médico, hidratação e boa alimentação. Geralmente a inflamação já desaparece em torno de de 5 a 7 dias. Já no caso da bacteriana é necessário o uso de antibióticos e analgésicos.

faringite

Prevenção Para Esta Condição:

Deve-se sempre que possível abrir as portas e janelas para ventilar o ambiente. Lavar sempre as mãos, principalmente antes das refeições. Manter boa higiene pessoal e utilizar umidificadores de ar para tornar o ar menos seco, impedindo a proliferação de vírus e bactérias.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *