Cãibra Muscular – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Cãibra Muscular – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos
5 (100%) 7 votes

Cãibra Muscular – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Cãibra Muscular afetam principalmente os esportistas e as grávidas, mas podem também ocorrer em toda a população, como é o caso das cãibras noturnas. A Cãibra Muscular é um espasmo incontrolável e doloroso de um músculo.

Cãibra Muscular

Qualquer músculo pode ser afetado, mas os músculos da panturrilha e do pé são particularmente propensos a cãibras nos músculos. Uma Cãibra Muscular pode durar períodos de tempo variáveis e geralmente resolve por si só.

Na maior parte dos casos, as cãibras não são graves, sendo causadas devido à falta de água no músculo ou devido à prática de exercício físico intenso, não necessitando de tratamento médico e podendo ser evitadas com alguns cuidados caseiros.

O que é Cãibra Muscular?

A Cãibra Muscular é uma contração rápida e dolorosa de um músculo ou de vários músculos, e que podem afetar qualquer parte do corpo, mas que, normalmente surge nos pés, mãos ou pernas, especialmente a panturrilha e a parte de trás da coxa.

A contração no músculo  ocorre em função do desequilíbrio hidroeletrolítico da área onde a dor aparece, ou seja, quando sentimos Cãibra Muscular, nosso organismo está dando sinais de que é preciso repor a água e os sais minerais, como potássio e sódio nesta região (1).

Geralmente, a Cãibra Muscular não é grave e surge após a prática de exercício físico intenso ou devido à falta de água no músculo. Porém, também podem acontecer durante a gravidez ou devido a problemas de saúde como falta de minerais, diabetes, doenças no fígado ou miopatia, por exemplo.

Então, se a sua Cãibra Muscular surge mais de 1 vez por dia ou demora mais de 10 minutos para passar é recomendado consultar o seu médico para identificar a causa da câimbra e iniciar o tratamento adequado.

Causas da Cãibra Muscular:

O uso excessivo de um músculo, desidratação, tensão muscular ou simplesmente manter a mesma posição por um período prolongado de tempo pode resultar em uma Cãibra Muscular. Em muitos casos, no entanto, a causa exata do sintoma é desconhecida.

Embora a Cãibra Muscular seja inofensiva, algumas podem estar relacionados a uma condição médica subjacente, tais como:

Sintomas da Cãibra Muscular:

Cãibra Muscular esta presente em quase 50% das pessoas com idade superior a 50 anos. Boa parte desses pacientes relatam ter esses sintomas, pelo menos, três vezes por semana.

Cãibra Muscular durante o sono atacam de forma súbita e acometem tipicamente os músculos dos membros inferiores, geralmente pé, coxa ou panturrilha. As contrações duram de segundos a vários minutos, e são aliviadas por um alongamento dos músculos afetados. A maioria dos indivíduos tem câimbras nas pernas apenas durante a noite, permanecendo livres de contrações involuntárias durante o dia.

A causa da Cãibra Muscular costuma ser uma daquelas já descritas no tópico anterior. É importante prestar bastante atenção às medicações que o paciente usa, principalmente os anti-hipertensivos, diuréticos e drogas para o colesterol, que são frequentemente prescritas para idosos.

causas da Cãibra Muscular

Tratamentos Para Cãibra Muscular:

Cãibra Muscular desaparece após alguns segundos ou minutos. Tem havido muito pouca pesquisa para descobrir qual o tratamento que funciona melhor, mas as opções de tratamento incluem:

  • Alongamentos e e massagem, que inclui alongar o músculo usando um alongamento suave e sustentado, e em seguida massagear levemente a área. Se você não souber como esticar os músculos das pernas, consulte um fisioterapeuta.
  • Em casos de cãibras graves, um saco de gelo aplicado por alguns minutos pode ajudar a relaxar o músculo.
  • Alguns medicamentos podem tornar-se úteis para controlar a Cãibra Muscular. Consulte o seu médico para obter mais informações.
  • Consulte o seu médico se sentir dor muscular regular ou se as cãibras durarem mais do que alguns minutos. Você pode ter uma condição médica não diagnosticada que requer tratamento.

Como Prevenir a Cãibra Muscular:

Apesar de não existirem maneiras de curar a Cãibra Muscular, alguns procedimentos simples podem fazer com que se previnam as crises:

  • Uma boa hidratação ajuda a “lavar” o excesso de ácido láctico (um “lixo” metabólico) da circulação e evita as câimbras;
  • Uma boa sessão de alongamentos após os exercícios, também ajudarão a evitar a câimbra;
  • Se as câimbras forem noturnas, fazer alongamentos 15 minutos antes de deitar para dormir;
  • A ingestão de líquidos também ajuda a evitá-las, já que eles auxiliam na hidratação do corpo. Bem hidratados, os músculos se contraem e relaxam com maior facilidade;
  • Evitar exercícios físicos em dias muito quentes;
  • Alimentação balanceada com frutas e verduras no cardápio. Esses alimentos são ricos em vitaminas e sais minerais, nutrientes importantes para o funcionamento não só dos músculos, mas de todo o organismo;
  • Hidratação adequada e alongamentos frequentes resolvem os problemas da maioria das pessoas com câimbras idiopáticas (sem causa aparente);
  • As chances de que a câimbra apareça são menores se, antes da atividade física, forem feitos alongamentos que ajudem a preparar a musculatura.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *