Doenças e Tratamentos

Hemorragia nasal – o que é, causas, sintomas e tratamentos!

hemorragia nasal causas

Algumas pessoas sofrem de hemorragia nasal (epistaxe) com bastante frequência e outras raramente os têm. Pode ser apenas um fio de sangue ou um grande fluxo. Se as pessoas engolem o sangue, frequentemente vomitam, pois o sangue é irritante para o estômago.

hemorragia nasal o que e, causas, sintomas e tratamentos
hemorragia nasal o que é, causas, sintomas e tratamentos

As hemorragias nasais geralmente vêm da parte frontal do nariz (Hemorragia Nasal anterior) dos pequenos vasos sanguíneos na cartilagem que separa as duas narinas. Além disso, esta cartilagem é o septo nasal, que contém muitos vasos sanguíneos.

A maioria das hemorragias nasais é mais assustadora do que grave. Mas a hemorragia dos vasos sanguíneos na parte posterior do nariz (Hemorragia Nasal posterior), embora incomum, é mais perigosa e difícil de tratar.

As hemorragias nasais posteriores geralmente envolvem vasos sanguíneos maiores que os das hemorragias nasais anteriores.

Como estes vasos estão na parte traseira do nariz, fica mais difícil para o médico alcançá-los para o tratamento.

causas da hemorragia nasal
causas da hemorragia nasal

As hemorragias nasais posteriores tendem a ocorrer em pessoas que tiveram aterosclerose (que reduz ou bloqueia o fluxo de sangue nas artérias), que têm distúrbios de sangramento, que estão tomando fármacos que interferem na coagulação, ou que fizeram cirurgia nasal ou nos seios paranasais.

Causas de hemorragia nasal:

Causas comuns:

  • Trauma (como ao assoar ou cutucar o nariz)
  • Ressecamento do revestimento interno do nariz (como o que ocorre no inverno)

Causas Menos comuns incluem:

  • Infecções nasais:
  • Distúrbios do organismo como um todo (sistêmicos)
  • Objetos estranhos (corpos)
  • Síndrome de Rendu-Osler-Weber ( Telangiectasia Hemorrágica Hereditária)
  • Tumores do nariz ou dos seios paranasais
  • Distúrbios de sangramento (coagulopatias)

A pressão sanguínea alta (hipertensão) pode ajudar a manter uma já iniciada, mas é improvável que seja a verdadeira causa.

Tratamentos:

Os médicos inicialmente tratam todas as hemorragias nasais como eles tratariam uma anterior. Além disso, as poucas pessoas que tiveram uma grande perda de sangue são dados líquidos intravenosos (intravenosamente) e raramente transfusões de sangue. Além disso, qualquer distúrbio de sangramento conhecido ou identificado é tratado.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

4 comentários

  • […] à Síndrome. Existem muitas causas para o Síndrome de Raynaud secundário, por problemas nos vasos sanguíneos, alteração no controle do sistema nervoso ou circulação […]

  • […] fina (septo nasal) entre suas passagens nasais é deslocada para um lado. Em muitas pessoas, o septo nasal é deslocado – ou desviado – reduzindo a passagem nasal. Quando o Desvio de Septo é […]

  • […] trauma; um tumor; hemorragia; […]

  • […] é um remédio antigo na Índia para curar feridas. A aplicação em hemorragias ou feridas abertas, reduz a dor enquanto sua propriedade anti-inflamatória reduz a inflamação. […]

Deixe um comentário