Sarampo – O Que é, Sintomas e Prevenção

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Sarampo – O Que é, Sintomas e Prevenção
4.6 (91.11%) 9 votes

Sarampo – O Que é, Sintomas e Tratamentos que não devem ser ignorados. Além disso, o Sarampo é causado por um vírus chamado Morbili Vírus. É uma doença infecciosa, viral e muito comum na infância. Sua transmissão se dá por secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse de pessoas infectadas.

O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de doze dias e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois do aparecimento de exantema (placas avermelhadas) na pele.

O que é Sarampo:

O Sarampo é um doença séria que causa febre, manchas na pele e outras complicações. Sarampo é causado por um vírus e se espalha facilmente de pessoa para pessoa, atacando principalmente crianças até 10 anos, mas esporadicamente adultos também.

Sintomas do Sarampo:

Os sintomas do Sarampo começam em torno de 10 dias depois da exposição e a doença dura de 1 a 2 semanas. O Sarampo começa com nariz escorrendo, olhos vermelhos e lacrimejantes, tosse e febre alta.

Nos primeiros dias pequenas manchas brancas aparecem na boca. Depois de 2 a 4 dias manchas vermelhas começam a aparecer na face e se espalham para baixo em direção aos braços e pernas. Essas manchas geralmente duram de 4 a 7 dias e aparecem em torno de 14 dias após a exposição. Pessoas com Sarampo podem contagiar outros por pelo menos 4 dias depois que as manchas apareceram.

Fatores de Risco Sarampo:

  • Não foi vacinada contra o Sarampo;
  • Viajar para outros países sem ser vacinada;
  • Tiver deficiência em vitamina C.

Complicações do Sarampo:

As complicações são perigosas. Algumas crianças infectadas pelo Sarampo também ficarão com infecção auditiva, diarreia ou até pneumonia. Embora raramente, algumas crianças que contraíram o sarampo também poderão sofrer de dilatação cerebral ou encefalite. Os casos graves de encefalite podem conduzir a lesões cerebrais ou à morte, caso que é muito raro. A maioria das crianças que contrai o sarampo não foi vacinada ou chega ao Canadá de outros países.

Prevenção do Sarampo:

O Sarampo pode ser prevenido através da vacinação. A vacina contra Sarampo é combinada com as para rubéola e caxumba com o nome de MMR, sendo dada em duas doses, primeira aos 9 meses e a segunda aos 15 meses. As pessoas com Sarampo devem limitar o contato com outros até que tenham se passado 4 dias desde que as manchas apareceram. Pessoas que tiveram contato com outros com Sarampo e não se vacinaram devem procurar um médico imediatamente.

Tratamento de Sarampo:

Não existe tratamento específico para o Sarampo, apenas para os sintomas.

O tratamento dos sintomas consiste em:

  • Hidratação;
  • Alimentação saudável;
  • Suplementação de vitamina A e medicamentos sintomáticos para febre, náuseas e vômitos.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *