Doenças e Tratamentos

Sarampo – o que é, sintomas e prevenção

sarampo

O sarampo uma doença infecciosa, viral e muito comum na infância é causado por um vírus chamado Morbili Vírus  a sua transmissão se dá por secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse de pessoas infectadas.

Além disso, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de doze dias e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois do aparecimento de exantema (placas avermelhadas) na pele.

sarampo
sarampo

O que é sarampo:

O sarampo é um doença séria que causa febre, manchas na pele e outras complicações, além disso, esta infecção na pele é causado por um vírus e se espalha facilmente de pessoa para pessoa, atacando principalmente crianças até 10 anos, mas esporadicamente adultos também.

Quais são os sintomas do sarampo?

Os sintomas do sarampo começam em torno de 10 dias depois da exposição e a doença dura de 1 a 2 semanas. O ela começa com nariz escorrendo, olhos vermelhos e lacrimejantes, tosse e febre alta.

Além disso, nos primeiros dias pequenas manchas brancas aparecem na boca. Em seguida e de 2 a 4 dias manchas vermelhas começam a aparecer na face e se espalham para baixo em direção aos braços e pernas.

No entanto essas manchas geralmente duram de 4 a 7 dias e aparecem em torno de 14 dias após a exposição. Pessoas com esta doença podem contagiar outros por pelo menos 4 dias depois que as manchas apareceram.

Fatores de risco:

  • Não foi vacinada contra do sarampo;
  • Viajar para outros países sem ser vacinada;
  • Tiver deficiência em vitamina C.

Quais são as complicações?

As complicações são perigosas. Algumas crianças infectadas também ficarão com infecção auditiva, diarreia ou até pneumonia. Embora raramente, algumas crianças que contraíram o sarampo também poderão sofrer de dilatação cerebral ou encefalite.

Os casos graves de encefalite podem conduzir a lesões cerebrais ou à morte, caso que é muito raro. A maioria das crianças que contrai o sarampo não foi vacinada ou chega ao Canadá de outros países.

Qual é a prevenção do sarampo?

O sarampo pode ser prevenido através da vacinação. A vacina é combinada com as para rubéola e caxumba com o nome de MMR, sendo dada em duas doses, primeira aos 9 meses e a segunda aos 15 meses.

As pessoas com com esta doença devem limitar o contato com outros até que tenham se passado 4 dias desde que as manchas apareceram.

Qual é o tratamento?

Não existe tratamento específico para esta doença, apenas para os sintomas.

O tratamento dos sintomas consiste em:

  • Hidratação;
  • Alimentação saudável;
  • Suplementação de vitamina A e medicamentos sintomáticos para febre, náuseas e vômitos.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

3 comentários

  • […] Crupe é causado por uma infecção viral tal como o vírus de Parainfluenza, ou pelo vírus de sarampo, pelo vírus syncytial respiratório (RSV), pelos vírus adenóides ou pelo virus da gripe. Estes […]

  • […] o seu filho e outros em risco de atrapalhar e espalhar doenças graves, incluindo tosse convulsa, sarampo ou […]

  • […] A e Xeroftalmia afetam principalmente crianças (particularmente as que sofrem de desnutrição ou sarampo) e mulheres grávidas. Distúrbios devidos a deficiência de vitamina A podem ser prevenidos pela […]

Deixe um comentário