Cancroide – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Cura Natural

Cancroide – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos
4.8 (95.56%) 9 vote[s]

Cancroide – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos mais adequados para lidar da melhor forma com esta condição. Além disso, o Cancroide já foi bastante prevalente em muitas áreas do mundo, mas os esforços colaborativos para aumentar a conscientização social e as subsequentes mudanças nas práticas sexuais, juntamente com o melhor diagnóstico e opções de tratamento, erradicaram ele como doença endêmica nos países industrializados.

Ele é uma doença sexualmente transmissível (DST), também chamada de cancroide, cancro venéreo e popularmente conhecida como “cancro mole”. Pode ser transmitido pela relação sexual vaginal, anal ou oral e manifesta-se através de feridas dolorosas com base mole nos órgãos genitais.

O que é Cancroide:

O Cancroide é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada por uma bactéria chamada Haemophilus ducreyi, bacilo do tipo gram-negativo intracelular, e é predominante em regiões mais tropicais, como algumas partes da África, Ásia, Caribe, América do Sul e América Central. A bactéria causadora do cancro mole foi descoberta em 1889 pelo dermatologista, bacteriologista e virologista italiano Augusto Ducrey.

cancroide tratamento

Ele era considerado como uma sequela da sífilis pelos médicos dos séculos XV e XVI, mas hoje sabe-se que as duas DSTs são diferentes uma da outra e requerem tratamentos diferentes. Aliás, já no século II d.C., o médico romano Galeno recomendava que tratamentos distintos fossem feitos para essas duas doenças.

Fatores de Risco:

Antes de tudo, é importante saber que se você é sexualmente ativo, você tem risco de contrair a doença. Além disso, pessoas que moram em lugares com menos recursos também possuem maior chance de serem infectadas com a bactéria desta doença. Os recursos em questão são:

  • Água;
  • Cuidados de saúde;
  • Moradia;
  • Comida.

Sintomas do Cancroide:

Um nódulo vermelho ocorre no local da infecção na área genital ou ao redor do ânus. Este nódulo enche-se de pus e eventualmente se rompe saindo de ferida aberta (também conhecida como úlcera). A úlcera geralmente é de 1 a 2 centímetros de diâmetro com bordas suaves e irregulares que sangram facilmente no contato. A úlcera pode ser muito dolorosa, especialmente nos homens, mas as mulheres muitas vezes não sabem delas. É comum que haja mais de um úlcera.

  • Algumas pessoas desenvolvem glândulas linfáticas inchadas, duras e doloridas na virilha. Isso resulta em um inchaço cheio de pus doloroso, que acabará por se romper.
  • Algumas pessoas com infecção por Cancroide podem não apresentar sintomas.
  • A infecção do Cancroide é um fator de risco para a transmissão do vírus da imunodeficiência humana (HIV) .

cancroide tratamento

Tratamento do Cancroide:

Como o contágio é feito pela prática sexual, a melhor forma de prevenir-se é fazer uso do preservativo em todas as relações sexuais.

O Cancroide é tratado com medicamentos à base de antibióticos, sabonetes e medicações de uso local. Além do tratamento, deve-se realizar intensa higiene dos locais afetados.

As relações sexuais devem ser evitadas até a conclusão do tratamento. É recomendado o tratamento dos parceiros sexuais, em qualquer circunstância, pela possibilidade de existirem portadores que não manifestem sintomas.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *