Salmoneloses – O que é, Causas e Tratamentos

Revisado por

Dr. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Cura Natural

Salmoneloses – O que é, Causas e Tratamentos
5 (100%) 3 vote[s]

Salmoneloses – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que muitos ignoram. Além disso, a salmonelose é uma infecção gastrointestinal provocada por bactérias do gênero Salmonella e família Enterobacteriaceae. Quase todos os representantes do gênero Salmonella são amplamente distribuídos na natureza. O trato intestinal dos homens e animais é o seu principal reservatório natural. São patogênicas ao homem. Entre as doenças que podem provocar estão: a Febre Tifoide, a Febre Entérica e as Salmoneloses.

As seis subespécies de Salmonella enterica são as responsáveis por causar a salmonelose. A salmonelose é a intoxicação alimentar mais comum no mundo.Representa um problema de saúde pública, mesmo nos países desenvolvidos.

Salmonelose é caracterizada por dores abdominais, diarréias, febre, calafrios, dores de cabeça, mal-estar e vômito, sintomas que podem persistir durante uma semana ou mais, podendo ser fatal especialmente em crianças pequenas e idosos.

A forma mais comum de transmissão desta doença par o homem é através da ingestão de alimentos contaminados, e os maus hábitos de higiene. A Salmonella é uma bactéria que atua sobre os intestinos, onde se multiplica podendo entrar na corrente sanguínea e atingir outros órgãos aumentando assim a gravidade da infecção.

Sintomas da Salmonelose:

Os sintomas da salmonelose costumam se manifestar até 12 a 36 horas da ingestão do alimento contaminado. Entre os sintomas estão:

Diagnóstico da Salmonelose:

Além do histórico do paciente, da análise dos sintomas apresentados e dos hábitos e histórico alimentar do acometido, o exame de análise da amostra de fezes do paciente também são essenciais no diagnóstico seguro da doença. A análise do resultados do exame de fezes do paciente consegue detectar com segurança a presença ou não da bactéria que causa a Salmonelose.

Em casos mai evoluídos, pode ser necessário também a coleta e o exame de sangue do paciente para identificar e verificar se a bactéria está presente na corrente sanguínea do acometido.

É importante que o diagnóstico seja feito rapidamente para o início imediato do tratamento, já que a reprodução da bactéria no organismo pode causar problemas bastante graves para o acometido.

Prevenção Para Salmonelose:

As dicas que ajudam a se prevenir da Salmonelose são bastante fáceis e simples de serem seguidas. Dicas e hábitos básico de higiene, como o correto manuseio, armazenamento, limpeza e feitura do alimentos são atitudes simples que reduzem bastante o risco de contaminação pela salmonela.

Tratamento Para Salmonelose:

O tratamento para a Salmonelose é feito basicamente para garantir a redução e a diminuição do sintoma do paciente. Portanto, o tratamento deve ser feito com a hidratação do paciente, feita com base na ingestão de soros fisiológicos, e, em casos mais graves, com a utilização e a ingestão de medicamento antibióticos. A toma de medicamentos é indicada quando a bactéria alcançar a corrente sanguínea do paciente.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Valeria Carneiro

Dr. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *