Câncer de Pulmão – O que é, Sintomas e Tratamentos

Câncer de Pulmão – O que é, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Dermatologia Graduada pela Unicamp

Especialista do Cura Natural

Câncer de Pulmão o que é, Sintomas e Tratamentos que todos devem dicar atentos. Além disso, o câncer de pulmão é um tipo de câncer que começa nos pulmões. Seus pulmões são dois órgãos esponjosos em seu peito que absorvem oxigênio quando você inala e libera dióxido de carbono quando você expira.

Câncer de Pulmãocâncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer no Mundo, tanto entre homens como mulheres. O câncer de pulmão reivindica mais vidas a cada ano do que os cânceres de cólon, próstata, ovário e mama combinados.

As pessoas que fumam têm o maior risco de câncer de pulmão, embora o câncer também possa ocorrer em pessoas que nunca fumaram. O risco de câncer de pulmão aumenta com o tempo e o número de cigarros que você fumou. Se você parar de fumar, mesmo depois de fumar por muitos anos, você pode reduzir significativamente suas chances de desenvolver este câncer.

Quais São os Sintomas do Câncer de Pulmão?

O câncer de pulmão normalmente não causa sinais e sintomas nas primeiras etapas. Sinais e sintomas de deste câncer normalmente ocorrem apenas quando a doença está avançada.

Sinais e sintomas de câncer de pulmão podem incluir:

Quais são as Causas do Câncer de Plumão?

Fumar causa a maioria dos cânceres de pulmão – tanto em fumantes quanto em pessoas expostas ao fumo passivo. Mas câncer de pulmão também ocorre em pessoas que nunca fumaram e naqueles que nunca tiveram exposição prolongada ao fumo passivo. Nestes casos, pode não haver uma causa clara deste tipo de câncer.

Como o Tabagismo Causa Câncer de Pulmão:

Os médicos acreditam que o tabagismo causa câncer de pulmão ao danificar as células que alinham os pulmões. Quando você inalar a fumaça do cigarro, que está cheia de substâncias cancerígenas (agentes cancerígenos), as alterações no tecido pulmonar começam quase que imediatamente.

No início, seu corpo pode reparar esse dano. Mas com cada exposição repetida, as células normais que alinham os pulmões estão cada vez mais danificadas. Ao longo do tempo, o dano faz com que as células atuem anormalmente e, eventualmente, o câncer pode se desenvolver.

Tipos de Câncer de Pulmão:

Os médicos dividem o câncer de pulmão em dois grandes tipos, com base no aparecimento de células de câncer no microscópio. Seu médico toma as decisões de tratamento com base no tipo principal de câncer de pulmão que você possui.

Os dois tipos gerais de câncer de pulmão incluem:

Câncer de Pulmão de Células Pequenas: O câncer de células pequenas ocorre quase que exclusivamente em fumantes pesados ​​e é menos comum do que o câncer de células não pequenas.

Câncer de Pulmão de Células não Pequenas: O câncer de células não pequenas é um termo guarda-chuva para vários tipos de câncer de pulmão que se comportam de forma semelhante. Os cânceres de pulmão de células não pequenas incluem carcinoma de células escamosas, adenocarcinoma e carcinoma de células grandes.

Quais os Fatores de Risco do Câncer de Pulmão?

Câncer de PulmãoUma série de fatores podem aumentar seu risco de câncer de pulmão. Alguns fatores de risco podem ser controlados, por exemplo, deixando de fumar. E outros fatores não podem ser controlados, como o histórico de sua família.

Os fatores de risco para câncer de pulmão incluem:

Fumar: Seu risco de câncer de pulmão aumenta com o número de cigarros que você fuma todos os dias e o número de anos que você defumou. A interrupção de qualquer idade pode diminuir significativamente o risco de desenvolver câncer de pulmão.

Exposição ao Fumo Passivo: Mesmo se você não fumar, seu risco de câncer de pulmão aumenta se você estiver exposto ao fumo passivo.

Exposição ao Gás Radônio: O radônio é produzido pela degradação natural do urânio no solo, pedra e água que eventualmente se torna parte do ar que você respira. Níveis inseguros de radônio podem se acumular em qualquer edifício, incluindo casas.

Exposição ao Amianto e Outros Agentes Cancerígenos: A exposição no local de trabalho ao amianto e outras substâncias conhecidas por causar câncer – como arsênico, cromo e níquel – também podem aumentar seu risco de desenvolver câncer de pulmão, especialmente se você é fumante.

História Familiar de Câncer de Pulmão: As pessoas com um pai, irmão ou criança com câncer de pulmão têm um risco aumentado de doença.

Como Tratar o Câncer de Pulmão?

A ressecção cirúrgica é um procedimento para cortar a porção de pulmão que contém o tumor. Dependendo do tamanho e localização do tumor, o procedimento pode envolver a remoção de uma seção de pulmão (ressecção em cunha), um lobo de pulmão (lobectomia) ou todo o pulmão (pneumonectomia) em um lado do tórax. Antes da cirurgia, um paciente deve ser submetido a testes de função pulmonar para determinar se o pulmão restante funcionará adequadamente após o procedimento.

O estágio do câncer de pulmão determina se a cirurgia será um tratamento eficaz. A cirurgia pode curar o NSCLC em estágio inicial; No entanto, a cirurgia não é eficaz para o câncer de pulmão avançado que é considerado inoperável. A cirurgia raramente é utilizada em pacientes com SCLC porque SCLC é quase sempre metastático no momento em que é diagnosticado. Tais cancros avançados são tratados com quimioterapia e / ou radiação.

Terapia de Radiação:

Envolve a administração de uma alta dose de radiação para destruir as células cancerígenas. A radiação pode ser usada em combinação com ressecção cirúrgica, para eliminar qualquer câncer residual, ou em vez de cirurgia para tumores inoperáveis.

Quimioterapia:

A quimioterapia utiliza medicamentos que destroem as células cancerígenas. Às vezes, a quimioterapia é usada antes da cirurgia para encolher tumores grandes, ou a quimioterapia é administrada após a cirurgia para destruir as células cancerosas residuais. A quimioterapia é utilizada como tratamento primário para SCLC.

Tratamento Complementar e Alternativo:

Câncer de Pulmão

Além da medicina convencional, uma variedade de terapias podem ser implementadas para aliviar problemas como dor, náuseas, dificuldade em dormir e estresse. Esses tratamentos incluem a acupuntura, ioga, massagem, meditação e hipnose.

Prognóstico:

Embora alguns cânceres de pulmão sejam detectados com antecedência suficiente para serem curados, a maioria dos casos é diagnosticada e tratada em estágio tardio. Apesar de uma infinidade de opções de tratamento, o câncer de pulmão permanece associado a uma alta taxa de mortalidade.

Como Prevenir o Câncer de Pulmão?

Fumar é, de longe, a principal causa do câncer de pulmão. Portanto, não fumar e evitar o fumo passivo reduzirão marcadamente o risco de câncer.

O radônio é outra causa comum de câncer de pulmão. Os altos níveis de radônio interno são comumente encontrados em porões de lares e locais de trabalho. Os sistemas de mitigação de radônio estão disponíveis para reduzir o radão para um nível seguro.

Uma dieta rica em vegetais e frutas é fortemente recomendada para ajudar a prevenir câncer de pulmão, mas não são recomendados suplementos vitamínicos de alta dose. Na verdade, pesquisas mostram que fumantes que tomam altas doses de suplementos de beta-caroteno realmente aumentam o risco de câncer de pulmão.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Mattos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *