Desvio de Septo – Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Desvio de Septo – Causas, Sintomas e Tratamentos que todos devemos saber. Além disso,  o Desvio de Septo ocorre quando a parede fina (septo nasal) entre suas passagens nasais é deslocada para um lado. Em muitas pessoas, o septo nasal é deslocado – ou desviado – reduzindo a passagem nasal. Quando o Desvio de Septo é severo, pode bloquear um lado do nariz e reduzir o fluxo de ar, causando dificuldade em respirar.

A exposição adicional de um Desvio de Septo ao efeito de secagem do fluxo de ar através do nariz pode, às vezes, contribuir para cofre ou sangramento em certos indivíduos. A obstrução nasal pode ocorrer a partir de um septo nasal desviado, do inchaço dos tecidos que alinham o nariz ou de ambos.

O tratamento da obstrução nasal pode incluir medicamentos para reduzir o inchaço ou os dilatadores nasais que ajudam a abrir as passagens nasais. Para corrigir um Desvio de Septo, a cirurgia é necessária.

Causas do Desvio de Septo:

Um Desvio de Septo ocorre quando seu septo nasal – a parede fina que separa suas passagens nasais direita e esquerda – é deslocado para um lado. Um Desvio de Septo pode ser causado por:

Uma condição presente no nascimento: Em alguns casos, um septo desviado ocorre durante o desenvolvimento fetal e é aparente no nascimento.

Lesão no nariz: Um Desvio de Septo também pode ser o resultado de uma lesão que faz com que o septo nasal seja movido para fora da posição. Em lactentes, tal lesão pode ocorrer durante o parto.

Em crianças e adultos, uma grande variedade de acidentes pode levar a uma lesão no nariz e ao septo desviado – de tropeçar em um passo para colidir com outra pessoa na calçada. Trauma ao nariz geralmente ocorre durante esportes de contato, jogada ativa ou acidentado, ou acidentes automobilísticos.

O processo normal de envelhecimento pode afetar as estruturas nasais, agravando um Desvio de Septo ao longo do tempo. Além disso, as mudanças na quantidade de inchaço dos tecidos nasais, devido ao desenvolvimento de rinite ou rinossinusite, podem acentuar o estreitamento de uma passagem nasal de um Desvio de Septo, resultando em obstrução nasal.

Sintomas do Desvio de Septo:

A maioria das deformidades septais não causa sintomas, e você nem sequer sabe que você tem um Desvio de Septo. Algumas deformidades septais, no entanto, podem causar os seguintes sinais e sintomas:

Obstrução de uma ou Ambas as Narinas: Essa obstrução pode dificultar a respiração através da narina ou narinas. Isso pode ser mais notável quando você tem um resfriado (infecção do trato respiratório superior) ou alergias que podem fazer com que suas passagens nasais inundem e estreitam.

Doce de Nariz: A superfície do seu septo nasal pode tornar-se seca, aumentando o risco de hemorragias nasais.

Dor Facial: Embora exista algum debate sobre as possíveis causas nasais da dor facial, um Desvio de Septo severo que afeta a parede nasal interna.

Tratamento:

O tratamento inicial de um Desvio de Septo pode ser direcionado ao manejo dos sintomas dos tecidos que alinham o nariz, o que pode contribuir para sintomas de obstrução nasal e drenagem. Seu médico pode prescrever:

Descongestionantes: Os descongestionantes são medicamentos que reduzem o inchaço do tecido nasal, ajudando a manter as vias aéreas em ambos os lados do nariz aberto. Os descongestionantes estão disponíveis como uma pílula ou como um spray nasal. Use vaporizações nasais com precaução, no entanto.

O uso freqüente e contínuo pode criar dependência e causar sintomas do Desvio de Septo (rebote) depois de parar de usá-los. Os descongestionantes têm um efeito estimulante e podem causar-lhe nervosismo, bem como elevar a pressão arterial e a freqüência cardíaca.

Anti-histamínicos: Os anti-histamínicos são medicamentos que ajudam a prevenir sintomas do Desvio de Septo, incluindo obstrução e corrimento nasal. Eles também podem às vezes ajudar a condições não alérgicas, como aquelas que ocorrem com um resfriado. Alguns anti-histamínicos causam sonolência e podem afetar sua capacidade de realizar tarefas que requerem coordenação física, como a condução.

Pulverizadores de esteroides nasais: Os pulverizadores de corticosteroides nasais de prescrição podem reduzir a inflamação na sua passagem nasal e ajudar com o Desvio de Septo ou drenagem. Geralmente, leva de uma a três semanas para que os pulverizadores de esteroides alcancem seu efeito máximo, por isso é importante seguir as instruções do seu médico ao usá-los.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *